Você Anda Tomando Glutamina?

Alguns atletas acreditam que precisam aumentar a concentração de glutamina devido à sua alta necessidade diária de energia e também proteínas. A prática de exercícios de maior duração e períodos de alta demanda de treinamento podem levar a uma diminuição dos estoques de glicogênio muscular e concentração plasmática de glutamina e isso induziu a ideia de que essa baixa quantidade circulante de glutamina poderia ser uma causa potencial do comprometimento imunológico induzido pelo exercício extenuante e maior susceptibilidade à infecção em atletas.

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Contudo, vários estudos que avaliaram a intervenção dietética de suplementação com glutamina indicaram que, embora a concentração plasmática de glutamina possa ser mantida constante durante e após um prolongado exercício extenuante, a suplementação de glutamina não impede a variação imune que acontece pós-exercício muito menos exerce efeito adicional no ganho de massa muscular.

Embora a glutamina seja essencial para a proliferação de linfócitos, a concentração plasmática de glutamina não atinge valores suficientemente baixos após o exercício para comprometer a taxa de proliferação. Ingestões agudas de glutamina de 20-30 g não apresentam efeitos secundários em humanos adultos saudáveis.

Paralelamente nenhum efeito adverso foi relatado em atletas consumiram 28 g de glutamina todos os dias durante 14 dias. Doses de até 0,65 g /kg de massa corporal (em solução ou como suspensão) foram relatados como sendo tolerados pelos pacientes e não resultaram em níveis de amônia plasmática anormal).

Os motivos sugeridos para tomar suplementos de glutamina (suporte para o sistema imunológico, aumento síntese de glicogênio, efeito anticatabólico) não recebem nenhum suporte de estudos científicos.

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Referências:

Wilkinson SB, Kim PL, Armstrong D, et al. Addition of glutamine to essential amino acids and carbohydrate does not enhance anabolism in young human males following exercise. Appl Physiol Nutr Metab. 2006;31:518–529

Gleeson M. Dosing and efficacy of glutamine supplementation in human exercise and sport training. J Nutr. 2008;138:2045S–2049S.

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