Quais Fitoterápicos Podem Melhorar A Performance na Corrida?

O uso de suplementos nutricionais destinados a estimular a lipólise (quebra de gordura do tecido adiposo cujo destino é a “queima” através da beta oxidação nos músculos exercitados) tem como finalidade preponderante (embora seja largamente utilizada para fins estritamente estéticos) melhorar o desempenho, principalmente, de exercícios físicos aeróbicos de longa duração.

Estes suplementos contêm certos ingredientes que afetam o metabolismo da gordura. Contudo evidências tem sugerido que o grau de eficiência dos agentes nutricionais, como fitoquímicos e termogênicos, está diretamente associado ao quanto o indivíduo fisicamente ativo possui de enzimas lipolíticas e oxidativas.

Leia também:

Uma Dica Simples Para Melhorar A Sua Performance na Corrida

Consumir Cafeína Durante o Treino é Efetivo?

Quanto de Proteína é Necessário para Corredores de Longas Distâncias?

Em outras palavras, isso sugere, que o nível de treinamento físico seja capaz de aumentar o conteúdo e eficiência da atividade enzimática, envolvida na queima de gordura, e a partir dessa condição é que alguns compostos podem ser efetivamente significativos no aumento da performance e queima de gordura (Tostines é gostoso porque vende mais ou vende mais porque é gostoso?)

Ou seja, os efeitos aditivos desses compostos estão diretamente associados com o grau de adaptações metabólicas inerentes ao treinamento físico. 

Nesse contexto citam-se diversos compostos, como: cafeína, extrato de chá verde, L-carnitina, Garcinia cambogia (ácido hidroxicítrico), capsaicina, ginseng, taurina entre outros. 

Entretanto uma recente revisão da literatura elaborada por Kim e colaboradores relata que somente o consumo de cafeína e o extrato de chá verde são capazes de melhorar tanto o desempenho de esportes de endurance quanto promover o aumento da oxidação de gorduras.

Bons treinos!

Falando em “recursos ergogênicos”, você ja deu uma olhada neste nosso e-book 100% gratuito sobre creatina? Basta clicar na imagem abaixo e fazer o download. Tenho certeza que irá gostar!

Referência:

Kim J et al. Nutrition Supplements to Stimulate Lipolysis: A Review in Relation to Endurance Exercise Capacity. J Nutr Sci Vitaminol (Tokyo). 2016;62(3):141-61

Um comentário em “Quais Fitoterápicos Podem Melhorar A Performance na Corrida?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *