Há Ligação entre Bicarbonato de Sódio e Exercício Físico?
Há Ligação entre Bicarbonato de Sódio e Exercício Físico?
O desempenho de esportes que exigem altas taxas de produção de energia a partir de glicólise anaeróbia: lutas, sprints, velocidade, ciclismo,corrida, etc. É muitas vezes limitada por um acúmulo excessivo de íons de hidrogênio no músculo, aumentando a acidose metabólica local. Isso inclui eventos de alta intensidade sustentada com duração de 1-7 minutos. Mas também de esportes envolvendo “tiros” repetidos ou mais (30-60 min) esforços sustentados apenas abaixo do “limiar de lactato”: alta contratilidade muscular sob alta intensidade.
Leia também:
Qual O melhor Vasodilatador do Mercado?
Os Dois Maiores Mitos da Creatina – Saiba Como Usar
Os suplementos que melhoram capacidade de tamponamento intracelular e/ou extracelular podem beneficiar essas práticas, através da modulação do grau de acidose. O bicarbonato de sódio, é um dos agentes capazes de controlar as concentrações de pH e eletrólitos celulares. Através da ingestão aguda (em horários próximos a atividade) de bicarbonato, se consegue uma significativa elevação, embora temporária, das taxas de bicarbonato no sangue e pH, o que aumentar a “eliminação” extracelular de H + a partir do músculo de trabalho.
Protocolos típicos envolvem a ingestão de 300 mg/ kg de peso corporal, 1-2 horas antes do exercício alvo. É aí que é necessário atenção! Imagina uma pessoa de 70 kg, tendo que ingerir 20 gramas de bicarbonato, para o efeito ergogênico proposto! De fato, o desconforto gastrointestinal, é uma das principais reclamações dos atletas que adotam essa estratégia.
Um dos ajustes praticados é a tentativa do fracionamento em subdoses ao longo do dia. Estudos apontam, efeitos relativamente bons em doses próximas a (0,1mg/kg). Entretanto, é importante perguntar a seu personal trainer e nutricionista se seu treino e alimentação devem ser ajustados para obter os efeitos supracitados.
Referência:
Carr, A. J.; Hopkins, W. G.; Gore, C. J. Effects of acute alkalosis and acidosis on performance: a meta-analysis. Sports Med 41:801-814; 2011.
Muito bom o texto! Mas uma dúvida… afinal, esporte de luta utilizar via energética aerobia ou anaerobia? Já vi profissionais falarem que é aerobia e outros anaeróbia. Um específico que quero enfatizar é o boxe tailandês ou muay thai. Exemplo, são 3 minutos cada série com 1 minuto de descanso, onde, são realizados golpes planejados pelo treinador. Nesse caso, seria uma atividade anaeróbia? Teria efeito benéfico o bicarbonato de sódio nesse caso?
Fala Matheus, tudo bem? No caso dos esportes de combate, e no caso específico do muay thay, as ações como socos, chutes, joelhadas e outras…são ações anaeróbias. Porém o total do treino ou luta é caracterizado como uma atividade aeróbia. Então as ações que definem o combate são anaeróbias, mas a atividade como um todo é aeróbia. Inclusive, o lutador que tiver o melhor sistema aeróbio, será aquele que irá se recuperar mais rápido, entre cada golpe, entre cada round, etc. Por isso, nesse caso, tanto o sistema aeróbio, quanto o anaeróbio são muito importantes. Pensando nisso, o bicarbonato pode sim ter um efeito benéfico nesse caso. Grande abraço!