Beta-Alanina é Inútil?

Beta-alanina (BA) é um aminoácido não-essencial que pode ser sintetizado no fígado e obtido a partir de dieta, particularmente de carne branca e vermelha, cujo efeito envolve a melhora da percepção de esforço e parâmetros bioquímicos relacionados à fadiga muscular, aumento do limiar de fadiga e tamponamento metabólico.
Paralelamente alguns sugerem que o aumento da disponibilidade de BA via suplemento dietético, pode melhorar o desempenho de atletas em modalidades esportivas cujas características técnicas estejam associadas a movimentos corporais de potência anaeróbica (movimentos explosivos, de curta duração e altíssima intensidade) como sprints (tiros de corrida, bicicleta, natação, remo), golpes marciais repetitivos e etc.
Entretanto uma recente revisão da literatura científica sobre o uso de suplementação de BA como uma ajuda ergogênica para melhorar o desempenho e a resistência à fadiga em atletas e não atletas, relatou que o consumo médio de 5g/dia de BA não demonstrou diferença estatisticamente significante no trabalho total, tempo de execução do exercício físico, consumo de oxigênio e tempo de exaustão.
Bom a pergunta que fica é: É necessário suplementar beta-alanina?
Aos nutricionistas que indicam o uso. Será que a exigência metabólica e demanda da modalidade esportiva que o paciente pratica será positivamente melhorada com seu uso? Outra coisa, e a meu ver o crucial…Pessoas que fazem musculação, necessitam de beta-alanina? Como identificar se o marombeiro é um leão da selva mutante ou um gatinho de jardim? Você tem ideia do grau de esforço ou nível de treinamento físico que o paciente está submetido? Quanto de acidose trabalhos de musculação são capazes de gerar? A reflexão se pauta na premissa de que é necessário contextualizar qualquer intervenção dietéticas no âmbito esportivo de acordo com o conhecimento sobre a fisiologia e bioquímica do exercício físico!
Sabe quem poderá te ajudar nisso? O professor de educação física. Invista no conhecimento ou em quem o possua, seja ele o nutricionista ou seu personal trainer.
Referência:
Berti Zanella P et al. Effects of beta-alanine supplementation on performance and muscle fatigue in athletes and non-athletes of different sports: a systematic review. J Sports Med Phys Fitness. 2016 Jul 5.

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