Consumo de Aminoácidos Durante A Musculação Aumenta A Hipertrofia Muscular?

Consumo de aminoácidos durante a musculação aumenta a hipertrofia muscular? A resposta é um catabólico NÃO! 

Existem relatos de que o consumo de aminoácidos essenciais é benéfica antes e durante exercícios de musculação, para AUMENTAR A HIPERTROFIA MUSCULAR. A justificativa seria que esse consumo DURANTE O TREINO aumentaria a disponibilidade sérica, o desempenho do exercício e a melhora do estado hormonal celular anabólico. O resultado dessa estratégia seria o AUMENTO do estímulo da síntese proteica muscular (SPM). Além de diminuição do catabolismo muscular e prevenção contra lesões musculares.

Burke e colaboradores (2012) avaliaram o efeito do consumo protéico (ricos em aminoácidos essenciais) antes e durante, uma sessão de musculação, constituído por 10 séries de 8-10 repetições, com intensidade de 80% RM e descanso de 2 minutos entre as séries. Avaliou-se o efeito da SPM decorrente do consumo de 500ml de uma solução contendo 25g de whey protein e 5g de leucina ingerida pelos praticantes. Os pesquisadores chegaram a conclusão de que a aminoacidemia pós-exercício embora mais alta que o grupo controle, não foi capaz de promover um aumento significativo da SPM pós-exercício. A própria diretriz do Colégio Americano de Medicina Esportiva, não relata qualquer tipo de recomendação em seu consenso. 

Contudo, estudos que avaliaram a ingestão PÓS-EXERCÍCIO, identificaram ganhos muito significativos na SPM. Mas isso a gente conversa mais detalhadamente numa próxima oportunidade.

Portanto, meu nobre espartano avatar, otimize seu treino através de estratégias de treinamento individualizados e também com o acompanhamento nutricional proporcionado por um nutricionista. Vale a pena investir em programas alimentares que supram sua necessidade protéica e dos demais nutrientes. 

Referências:

Burke, LM et al. Preexercise aminoacidemia and muscle protein synthesis after resistance exercise. Med Sci Sports Exerc. Vol. 44. Num. 10. 2012. p.1968-77
Rodriquez NR et al. Position of the American Dietetic Association, Dietitians of Canada, and the American College of Sports Medicine: Nutrition and athletic performance. J Am Diet Assoc. 2009;109(3):509-527

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *