O Sono Pode Estar Associado a Estagnação dos Resultados?

Um sono inadequado leva ao aumento de marcadores inflamatórios e de estresse oxidativo que resultam em menor atividade imune e consequentemente leva a redução da capacidade anti-inflamatória e sensibilidade hormonal que além de deixar seu corpo vulnerável a doenças reduz sua capacidade metabólica tanto para ganho de massa muscular quanto para o emagrecimento.

Cuidar do seu sono leva a uma maior recuperação dos estresses diários (tanto fisiológicos-exercício quanto ambientais-trabalho/emocionais) e consequentemente melhora seu metabolismo.

Leia também:

Efeito Iô Iô: Por Que Engordamos Novamente O peso Perdido?

Manter uma Alimentação Saudável É Caro?

Como Otimizar a Recuperação Pós Lesão?

Algumas células metabólicas específicas de seu cérebro podem ativar mecanismos de autofagia (“canibalismo celular”) devido ao desbalanço entre esse gradiente de recuperação. Ou seja, dormir menos pode fazer seu cérebro a reduzir a capacidade de processamento da energia que vem dos nutrientes circulantes e tentar procurar outras alternativas para “se alimentar”, o que pode repercutir em perda da capacidade neuronal.

Veja como é importante fazer seu corpo descansar e se recuperar. Isso interfere diretamente no ganho de massa muscular, emagrecimento, saúde e integridade psíquica.
Caso você esteja treinando adequadamente e fazendo aquela dieta legal, mas não esteja apresentando bons resultados, suas vias metabólicas podem estar bloqueadas pela falta de recuperação através do sono e também pelos fatores ambientais e emocionais que modulam essa recuperação diária.

Para você que pensa em emagrecer, montamos esse e book completo e gratuito com 30 dicas de emagrecimento! Basta clicar na imagem abaixo e fazer o download! Confira:

Referência:

Bellesi M et al. Sleep Loss Promotes Astrocytic Phagocytosis and Microglial Activation in Mouse Cerebral Cortex. Journal of Neuroscience 24 May 2017, 37 (21) 5263-5273.

Um comentário em “O Sono Pode Estar Associado a Estagnação dos Resultados?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *