Perda de Massa Muscular É Uma Doença?

A perda de massa muscular cujo denominação clínica é sarcopenia, foi reconhecida como uma condição independente patológica pelo CID-10 (Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde). Definida como a redução da capacidade funcional (principalmente relacionada a velocidade de caminhada e força muscular) na presença de perda de massa muscular, que acomete principalmente idosos e patologias como obesidade, doença renal crônico, DPOC, Insuficiência cardíaca.

Leia também:

Praticar Corrida É o Segredo para a Longevidade

O Exercício Físico Pode Melhorar a sua Capacidade Cognitiva?

Quanto pagar para ter saúde?

A perda de massa muscular afeta a deambulação (andar), mobilidade, consumo e gasto de energia, dificuldade respiratória, desnutrição. O que reduz a qualidade e expectativa de vida e aumenta a morbimortalidade.

Sua etiologia está associada diversas causas, como o processo natural de envelhecimento, redução dos imputs nervosos a placa motora, declínio e ação de hormônios (sexuais, GH, IGF-1, vitamina D), aumento da presença de citocinas pró-inflamatórias, redução do fluxo sanguíneo, entre outros.

Uma das principais intervenções sob esse problema é a prática de exercícios físico e nutrição adequada. Sarcopenia pode ser tratada com exercícios de resistência (musculação), consumo de alimentos ricos em soro de leite e aminoácido leucina (como whey protein), ingestão equilibrada de aminoácidos essenciais (doentes renais são um caso a parte, porém necessário ajustar o consumo das proteínas de maior valor biológico) e suplementação de vitamina D (1000 UI por dia). É importante ressaltar que intervenções bem sucedidas requerem pelo menos 6 meses de terapia de exercícios físicos orientados e supervisionados.

Exercício físico e nutrição, nunca deixe de investir nisso!

Referência:

Li Cao, John E. Morley. Sarcopenia Is Recognized as an Independent Condition by an International Classification of Disease, Tenth Revision, Clinical Modification (ICD-10-CM) Code. 2016, v.17,n.8: 675–677

2 comentários em “Perda de Massa Muscular É Uma Doença?

  • Maio 19, 2017 em 7:10 am
    Permalink

    Gostei muito do que li aqui no seu site.Estou estudando o assunto,Mas quero agradecer por que seu texto foi muito valido. Obrigado :)

    Resposta
    • Maio 19, 2017 em 9:39 pm
      Permalink

      Que bom Felipe, ficamos muito felizes em poder lhe ajudar! Grande abraço e bons estudos!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *