O Melhor Antioxidante para A Longevidade

O mesmo oxigênio que nos permite a vida, é o mesmo que nos “enferruja” e corrói nossas células.  O estresse oxidativo sob nossas células é inevitável e essa é uma das justificativas mais importantes do porquê envelhecemos.

No entanto, tanto a prática de exercícios físicos como uma alimentação saudável é capaz de potencializar nossas defesas contra esse efeito biológico inevitável. O chamado efeito antioxidante promovido por ambos é o principal componente contra espécies reativos ao oxigênio, radicais livres e inflamação.

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Pois bem, em indivíduos idosos, será que a musculação é capaz de promover um aumento dessas defesas?

Um estudo publicado mês passado demonstrou que um grupo de idosas (aprox. 68 anos) que realizaram musculação tanto de maneira tradicional (3 séries de 8-12 repetições com carga constante) quanto na forma de pirâmide (3 séries de 12/10/8 com carga crescente) apresentaram aumento significativo de enzimas antioxidantes. Ou seja, independente do método aplicado, a prática da musculação é capaz de melhorar as defesas contra o estresse oxidativo em pessoas idosas. Mais um indício que a musculação além de fazer bem a saúde é um “rejuvenescedor natural”.

Seria essa a melhor terapia anti aging? Pergunte ao seu “Dr.” Professor de educação física que ele prescreverá as doses desse incrível remédio!

Referência:

Ribeiro AS et al. Effect of Resistance Training Systems on Oxidative Stress in Older Women. Int J Sport Nutr Exerc Metab. 2017 Apr 19:1-23

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