Quer Ser Mais Inteligente? Exercite-se

Diversos estudos mostram que indivíduos ativos durante a infância, aumentam a capacidade cognitiva quando adultos! Ou seja, aqueles que tiveram uma infância ativa, tendem a ter maior capacidade intelectual quando se tornam mais velhos. E tem gente querendo retirar a educação física da grade escolar, aff…

Indo para o outro extremo da vida, a taxa de declínio cognitivo associado ao avançar da idade varia consideravelmente entre os indivíduos, contudo o envelhecimento naturalmente potencializa essa condição. É importante, tanto a nível biológico, social e psicológico, identificar os fatores associados a essas diferenças interindividuais, a fim de identificar quais os principais mediadores  que poderiam reduzir esse declínio cognitivo. A atividade física é comprovadamente um dos maiores fatores declarados pela literatura científica. O exercício físico regular melhora a capacidade cognitiva, reduz a taxa de envelhecimento cognitivo e ainda é capaz de reduzir o risco de desenvolver doença de Alzheimer e outras formas de demência. 

Leia também:

Os Idosos Devem Ingerir Mais Proteína?

O Sono Pode Estar Associado a Estagnação dos Resultados?

10 Fatos Que Você Precisa Saber Sobre Colesterol

 

No entanto, enquanto há evidências substanciais na literatura existente para o efeito do exercício na cognição, os mecanismos responsáveis por esses efeitos são menos claros. Como potenciais desencadeadores, elencam-se a melhora da saúde cardiovascular, a produção de fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF), a melhora da sensibilidade à insulina e atividade imune, redução do stress e inflamação. A melhora desses fatores reduz o “envelhecimento cerebral”.

Mente e corpo não são dicotômicos, são uma unidade constituída de amor, vida e movimento. Se ame, proteja sua mente através do corpo e seu corpo através de sua mente. Para isso, percorra esse caminho através da prática de exercícios regulares, seja ativo! Seu corpo é seu bem mais precioso. Bons treinos!

E para você que esta precisando emagrecer, dê uma olhada neste nosso material! São 30 dicas de emagrecimento. Basta clicar na imagem abaixo e fazer o download! Confira:

Referência:

Kennedy G et al. How Does Exercise Reduce the Rate of Age-Associated Cognitive Decline? A Review of Potential Mechanisms. J Alzheimers Dis. 2016 Sep 13

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *