Existe Cura para Ressaca?

Chega o carnaval e é aquela história: alguns desfilam nas avenidas, outros curtem em blocos de rua, e tem aqueles que procuram a tranquilidade e paz de suas casas. Contudo, uma coisa que é peculiar a festividade é o consumo de bebida alcoólica. Seja ela uma simples cervejinha ou vodca com energético.

E como geralmente o pessoal chuta o balde nessas ocasiões, é muito comum acordar no dia seguinte com aquela ressaca. Quando ocorre este desconforto geral do corpo causado pela intoxicação alcoólica, todo mundo tem uma receitinha milagrosa para curá-la. Seja uma aspirina ou café, ou a uma boa reidratação e noite de sono. Mas será que isso realmente funciona?

Pesquisadores holandeses analisaram os estudos científicos publicados sobre a ressaca e os diversos métodos que visam a cura da famosa dor de cabeça e moleza no corpo após uma boa bebedeira. E a conclusão, para a decepção dos foliões de plantão, é que: nenhum deles foi comprovadamente eficaz para a cura ou tratamento da ressaca.

Nossa?! Mas e a água e o sono? Segundo a literatura, estes dois “métodos” ainda precisam de maiores investigações, pois os estudos ainda não são consensuais. Alguns compostos até amenizam os sintomas, como por exemplo, o Clomethiazole e um medicamento natural a base de alcaparra e chicória. Diante da necessidade de mais estudos que atestem a eficácia de qualquer método, recomenda-se que a verdadeira prevenção, contra o aparecimento daquela ressaca, está na dosagem do álcool. E é claro dois fatores fisiológicos atrelados ao seu consumo, como alimentação e peso corporal. Portanto, o famoso “Beba com moderação”, ainda é o melhor caminho!

Referência:

C Verster, J., & Penning, R. (2010). Treatment and prevention of alcohol hangover. Current drug abuse reviews, 3(2), 103-109.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *