Por Que Dormir Pouco Afeta o Emagrecimento?

A perda de sono está associada ao ganho de peso, obesidade e consequentemente desdobramentos metabólicos. Como a resistência à ação da insulina e diabetes mellitus do tipo 2! No entanto os subjacentes mecanismos são pouco compreendidos.

Sabe-se que a privação de sono desregula a atividade dos hormônios, interferindo na atividade do metabolismo. Associado a isso, a elevação de ácidos graxos livres (AGL) circulantes no sangue podem levar à resistência à insulina, desempenhando papel central no desenvolvimento de doenças cardiometabólicas. Níveis de AGL indivíduos saudáveis mostram uma variação oscilatória diária, marcada com o máxima taxa durante a noite. 
Diante desse panorama, para tentar, avaliar se a alteração da atividade dos hormônios pela perda de sono teria impacto no perfil lipídico, pesquisadores avaliaram 19 homens jovens saudáveis em quatro noites consecutivas de 8,5 h de sono normal e 4,5 horas de restrição do sono, em ordem aleatória. Os perfis 24 h sanguíneos de AGL, hormônio de crescimento (GH), noradrenalina, cortisol, glicose e insulina foram avaliadas simultaneamente.

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A restrição ao sono resultou em aumento dos níveis de AGL durante as horas noturnas e na parte da manhã do dia subsequente. A elevação dos AGL foi relacionada por uma redução da sensibilidade à insulina nos dias de restrição do sono e também correlacionada com o aumento dos níveis noturnos de AGL. Tais desdobramentos, podem implicar diretamente em disturbios que além de aumentar o peso corporal podem repercutir no desenvolvimento de doenças metabólicas, como o DMT2.

Lembre-se que a tríade para bons resultados e qualidade de vida, está na prática orientada e supervisionada de exercício físico,alimentação saudável e descanso/sono. Não brinque com sua saude e exija os melhores profissionais para lhe assistir.

Referência:

Broussard J. L. et al. Sleep restriction increases free fatty acids in healthy men. Diabetologia. 2015 Apr;58(4):791-8.

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