Café da Manhã Antes do Treino Aumenta a Performance?

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Será que tomar café da manhã antes de um treino é uma boa estratégia para aumentar a performance?

É muito comum vermos a recomendação de profissionais para que as pessoas não façam seus treinos sem antes, tomar café da manhã. Segundo eles, é muito importante que tomemos o café da manhã antes do treino para obter as energias vindas da alimentação! Sem esta refeição, não teríamos energia suficiente para o treino e com isso, perderíamos performance. Certo?

Café da manhã x jejum para performance

Acaba de sair um estudo (setembro de 2017) com o intuito de testar esta afirmação. Os autores queriam experimentar a performance de ciclistas em um teste logo após tomarem café da manhã (a base de carboidratos) ou em jejum. Porém, além destes dois grupos: que fizeram o teste em jejum e que fizeram o teste após o café da manhã. Teve um terceiro grupo, onde os ciclistas ingeriam um placebo antes do teste. O que era? Os ciclistas ingeriam um “alimento” de textura e sabor igual ao do grupo do café da manhã, porém este “alimento” não era absorvido pelo corpo, ou seja, quem ingeria o placebo, fazia o teste também em jejum. E obviamente, era um estudo cego, onde os ciclistas não sabiam se estavam ingerindo placebo ou carboidratos de verdade.

E quais foram os resultados?

Quem ingeriu carboidratos antes do teste, teve uma performance melhor do que que os participantes que fizeram o teste em jejum. Huuum, então é verdade…para aumentar a performance, precisamos dos carboidratos antes do treino. Certo? Calma lá, e o grupo placebo? O grupo placebo foi o que teve os melhores resultados entre os 3 grupos.

Ou seja, quem achou que tomou café da manhã, mas não tomou, teve uma performance excelente.

Conclusão

Os autores  finalizam o artigo com uma excelente frase: “O aumento em performance é provavelmente devido a um efeito psicológico e não fisiológico”. O seu corpo é programado para estocar energia, por isso mesmo, você pode praticar atividade física por horas, dias, talvez até semanas, só com o seu estoque (principalmente de gorduras). A alimentação antes do treino fisiologicamente não é necessária.

Por fim, a ideia deste post não é que você pare de tomar café da manhã, mas que você tenha liberdade, se você prefere fazer o seu exercício em jejum e já esta ADAPTADO a isso, qual o problema?

Só lembrando que já mostramos aqui e aqui que o exercício em jejum não potencializa o emagrecimento.

Bons treinos.

Referência:

MEARS, Stephen A. et al. Perception of breakfast ingestion enhances high intensity cycling performance. International Journal of Sports Physiology and Performance, p. 1-21, 2017.

 

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