Fazer Atividade Física em Jejum faz mal?

Será que praticar atividade física em jejum é prejudicial para o desempenho?

Se preferir, pode acompanhar o assunto por video:

Atividade física em jejum é prejudicial para o desempenho? Por exemplo, se eu correr em jejum, ao invés de correr após tomar um café da manhã, terei diminuição da performance? Nós já falamos um pouco sobre isso neste OUTRO POST também.

Mas vamos lá, o que você precisa saber sobre atividade física em jejum e desempenho/performance.

Em recente metanálise, publicada este ano (2018), os autores juntaram uma série de estudos comparando o desempenho de atletas em jejum ou após fazer uma refeição pré-treino. Seja em exercício aeróbio contínuo ou intervalado.

Os achados mostram que em exercícios de até 1h, basicamente não existem diferenças em fazer o exercício em jejum ou após a refeição pré-treino para performance. Ou seja, cabe ao praticante escolher a forma como se sente melhor! Se prefere praticar a atividade física em jejum, pode fazer assim, ou se prefere se alimentar antes, pode também. Isto não irá interferir no desempenho do mesmo.

Lembrando que já falamos aqui e aqui que praticar o exercício em jejum não irá potencializar a queima de gordura, como muitos acreditam!

Você que é personal trainer, conheça a plataforma do personal trainer de sucesso. CLIQUE AQUI e tenha acesso a diversos conteúdos que irão alavancar sua carreira profissional!

Mas voltando ao assunto, em relação a exercícios de mais de 1h, o estudo mostra que quem faz a alimentação pré-treino tem uma pequena vantagem em performance. Então para você que faz uma sessão de treino mais longa, pode ser vantajoso fazer a refeição pré-treino ao invés de pratica-la em jejum.

Por fim é importante lembrarmos que nenhum dos estudos avaliados nesta metanálise, utilizaram pessoas adaptadas a estratégias como low carb e/ou jejum intermitente, o que pode modificar os resultados. Temos outros estudos mostrando que atletas adaptados, mesmo em exercícios de mais de 1h não têm perda de performance ao correr em jejum, mas isto é assunto para outro post!

Converse com seu personal e seu nutricionista e trace junto com eles as melhores estratégias para o seu rendimento.

Bons treinos!

Referências:

Aird, T. P., Davies, R. W. and Carson, B. P. (), Effects of fasted vs. fed state exercise on performance and post-exercise metabolism: a systematic review & meta-analysis. Scand J Med Sci Sports. Accepted Author Manuscript. doi:10.1111/sms.13054

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *