Fazer Apenas uma Refeição por Dia Aumenta o Catabolismo?

A adequação do consumo tanto dos macro quanto micronutrientes de sua dieta diária é o principal fator para mediar suas necessidades energéticas e nutricionais. Nesse contexto, o número de refeições que fará para ingerir os nutrientes não fará diferença no que tange a melhora do metabolismo.

Ou seja, desde que estratificado corretamente por um nutricionista, você pode consumi-los, por exemplo, em uma única refeição. E tem mais, isso também não influenciará no catabolismo muscular (lembre-se que as vias anabólicas são 300% maiores que as catabólicas). Contudo, para que isso de fato seja indubitavelmente ocasionado, é necessário que o exercício físico seja adicionado a esse processo, especialmente a musculação. Lembre-se que a mecanotransdução dos sinais oriundos da musculação é um dos 3 fatores diretos responsáveis pelo desencadeamento da cascata de sinalização da síntese de proteínas que a longo prazo lhe darão aquela hipertrofia BIRL!

Leia também:

Ômega 3 Auxilia no Ganho de Massa muscular?

3 Dicas Para O Seu Corpo Otimizar O Uso de Proteínas

Bacon Pode Ser Considerado Mais Saudável do que Frutas?

Prova disso é o estudo que avaliou durante 8 semanas, o efeito de uma refeição (feita ao longo de 4 horas) associada a um programa tradicional de musculação feito 3x/sem.  Jovens do sexo masculino, foram submetidos a pesquisa, em que realizavam 4x/sem, todo o consumo alimentar apenas durante 4 horas no dia (detalhe, eles poderiam comer o que quisessem e qualquer quantidade durante esse período). Comparou-se os efeitos com um grupo que treinou mais que não fez as restrições quanto ao número/tempo de refeições.

Os resultados mostraram que aqueles que comiam nessa janela de 4 horas, reduziram seu consumo energético em aprox. 650kcal nos dias que realizavam esse procedimento. O nível de força muscular melhorado com o treinamento não foi diferente entre os grupos, ou seja ambos ganharam mesma força. E a massa muscular do grupo que comia somente durante a janela de 4 horas/dia? Não houve redução. Tampouco na composição corporal como um todo.

Aquela história de comer de 3 em 3 horas para não catabolizar? Levar marmita pra todo lugar? Não ficar muito tempo em jejum. Reflitam…

Falando em hipertrofia, dê uma olhada nesse material que produzimos, com 30 dicas de hipertrofia! Basta clicar na imagem abaixo e fazer o download:

Referência:

TINSLEY GM et al. Time-restricted feeding in young men performing resistance training: A randomized controlled trial. European Journal of Sport Science, 2016

7 comentários em “Fazer Apenas uma Refeição por Dia Aumenta o Catabolismo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *