Manter uma Alimentação Saudável É Caro?

Precisamos daquele monte de alimentos das prateleiras do supermercado supostamente saudáveis? Superfoods, alimentos sem glúten, sem lactose, alimentos fit, etc! O que você acha meu caro leitor?

Pensando na manutenção de um estilo de vida saudável, ouvimos desculpas de todos os lados: “não tenho tempo para fazer exercício”, “não tenho dinheiro para pagar um profissional para me auxiliar, “manter uma alimentação saudável é caro”…e por ai vai! Pensando na tal alimentação saudável, será mesmo que custa caro mantê-la?

Logo de início, quando se fala de alimentação saudável, vem em minha cabeça inúmeros alimentos naturais! São eles vegetais folhosos, ovos, legumes, carnes, peixes…etc. Será que estes alimentos são mais caros que os alimentos “tradicionais” de uma dieta ocidental? Acredito que talvez essa ideia do mais caro, esteja enraizada nos pseudo alimentos saudáveis que encontramos nas prateleiras do supermercado. É não sei o que sem lactose, alguma coisa sem glúten, qualquer coisa fit e por ai vai!

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Nós da citius, baseados em toda literatura científica, acreditamos que alimentação saudável deve ser baseada em comida de verdade, alimentos naturais. Não nesse emaranhando de comida industrializada que é chamada de fit, saudável e sei lá mais o que.

As superfoods:

Ainda sobre o assunto “alimentação saudável é caro”, temos as superfoods. Aqueles alimentos que são rotulados por supostos entendedores do assunto, como um alimento rico em micronutrientes e que será vital em sua alimentação. Pensando nisso, vamos analisar dois alimentos:

Alimento A:

Alimento B:

Rapidamente ao analisar, você pode ver que o alimento A tem uma densidade nutricional maior (se você não sabe o que é densidade nutricional, dê uma olhada nesse post). É riquíssimo em vitaminas e minerais! E além disso, é rico também em proteínas!

O alimento B apesar de ter uma densidade nutricional menor que o alimento A, ele é considerado uma superfood. E esta suposta superfood tem um preço 50 vezes maior que o alimento A a cada 100 gramas.

Chega de mistério, o alimento A é o fígado de boi e o alimento B é a goji berry!

Conclusão:

Para ter uma alimentação saudável, você não precisa e nem deve gastar rios e mais rios de dinheiro, com pouco investimento, conseguirá manter uma alimentação extremamente rica em micronutrientes e com os macronutrientes bem distribuídos.

Procure um nutricionista e peça para ele lhe ajudar nessas escolhas!

Referência:

USDA. (United States Department of Agriculture) National Nutrient Database for Standard Reference.

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