Maior Consumo de Carboidratos pode Aumentar A Mortalidade?

Acaba de sair um estudo (29/08/2017), onde foram analisadas 135.335 pessoas em relação ao seus hábitos alimentares e sua associação com mortalidade e eventos cardiovasculares (infarto, insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral).

A muito tempo existe esta “máxima” de que alimentos ricos em gorduras são prejudiciais à saúde, principalmente em relação à saúde do coração. Porém esta informação não é corroborada pelos artigos científicos. Nestes posts aqui e aqui nós já falamos um pouco sobre este assunto.

Conheça nosso programa de emagrecimento:

Mas o que este estudo que saiu HOJE tem a nos mostrar?

Em relação a associação entre consumo de gorduras e mortalidade, foi visto que um  maior consumo de gorduras, gera MENOR mortalidade. Assim como um maior consumo de gorduras saturadas foi associado com um MENOR risco de acidente vascular cerebral.

E os carboidratos?

O maior consumo de carboidratos, segundo o estudo, esta associado a um risco MAIOR de mortalidade total.

Conclusão

Segundo os pesquisadores, os indivíduos que buscam uma dieta mais saudável, devem reduzir o consumo de carboidratos ao invés de reduzir o consumo de gorduras. Segundo os mesmos, as diretrizes alimentares que limitam o consumo de gorduras em 30% do consumo total de calorias estão equivocadas. Os estudos mostram que reduzir o consumo de gorduras totais e gorduras saturadas, não é efetivo para melhora da saúde.

Referência:

Dehghan. MahshidDiaz. R et al. Associations of fats and carbohydrate intake with. cardiovascular disease and mortality in 18 countries from five continents (PURE): a prospective cohort study. The Lancet.

 

10 comentários em “Maior Consumo de Carboidratos pode Aumentar A Mortalidade?

  • agosto 30, 2017 em 1:36 pm
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    Mas o mesmo autor, publicou outro artigo no mesmo dia, tb epidemiológico, afirmando q a mesma população tb ingeria porções adequadas de frutas e verduras. Ou seja, são saudáveis pq comem qualquer gordura ou pq comem vegetais?

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    • agosto 30, 2017 em 2:17 pm
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      Oi Karla, é o mesmo estudo… Independente do consumo de frutas e verduras o estudo mostra que um maior consumo de carboidratos está associado a maior mortailidade total dos individuos, ja o maior consumo de gorduras tem associacão inversa a mortalidade!

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    • agosto 30, 2017 em 2:39 pm
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      Aí é que Tá! Todos (com raras exceções) publicaram como se fosse somente a gordura benéfica, porém não se sabe se o risco cardiovascular foi menos pq comia mais gordura ou pq comia mais vegetais (que são fontes de carbos) e fizeram, mais uma vez, terrorismo aos carbos.. sendo que em pacientes com hipotireoidismo, tal dieta rica em gordura, não se aplica em sua totalidade!

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    • agosto 30, 2017 em 7:19 pm
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      Exatamente, foi isso q não concordei com o estudo, pois em sua conclusão ele afirmou que, diante dos resultados, as diretrizes devem ser mudadas e meio que generaliza. No consultório, a gente já educa para uma alimentação melhor, mas sem modismos e sim individualismo até pq, em alguns polimorfismos, gordura saturada é péssima. Individualidades que não foram vistas pelo estudo!

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  • setembro 18, 2017 em 5:39 pm
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    Essa é nova kkk EU sempre tentei evitar para emagrecer ksksks Mas eu gostei da informação!

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