Existe Dieta Detox?

Pare de ser enganado, as evidências científicas não suportam dados que atestem que exista dieta DETOX! O próprio conselho federal de nutrição relata isso!

As dietas de desintoxicação (detox) são populares. Mas há pouca evidência de que os alimentos apresentem propriedades de eliminação direta das toxinas do seu corpo. Lembrando que essa função é incumbida aos rins e o fígado. Dado que esses órgãos são bastante eficazes na filtragem e eliminação de toxinas, excessos e resíduos advindos do metabolismo.

Então, por que tantas pessoas afirmam sentir-se melhor depois de desintoxicação? Isso pode ser devido, em parte, ao fato da mudança de hábitos alimentares inadequados, aumento da ingestão hídrica, redução do consumo de alimentos processados e refinados. Além do tempo de jejum, alimentos de alto teor energético, açucares, doces e diversas outras estratégias dietéticas. Por exemplo, simplesmente evitar alimentos de alto teor calórico e de baixo teor nutricional, até mesmo por poucos dias, pode ser a justificativa pelo qual as pessoas se sentem melhor. E associam erradamente esse estado ao fato da dieta de detoxificação. 

Antes de continuar o post, gostaria de fazer um convite. A Citius montou um programa completo de emagrecimento. Feito para você que quer emagrecer de forma simples, eficiente e para sempre. Clique na imagem abaixo e confira:

Mas se você está considerando uma dieta de desintoxicação, ou melhor, quer obter os benefícios tão glorificados por ela, é simples. Vá até o nutricionista !!!! Ele irá avaliar e propor as condutas dietéticas relevantes a sua individualidade biológica, OK? Tanto os benefícios da alimentação saudável e prática regular de exercícios físicos ( sempre prescrita pelo educador físico ou personal trainer) requerem regularidade! É simples, você terá que se alimentar até o fim da sua vida, porque seria diferente com o exercício? Portanto entenda que o melhor pra sua saúde são os hábitos de vida saudável, e não dietas da moda, imediatismos, remédios, sensacionalismos, hadouken, shoryuken ou kamehameha. 

Referência:

http://www.cfn.org.br/index.php/dieta-detox-nota-tecnica-do-cfn/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *