Você Sabe Escolher os Melhores Carboidratos?

O índice glicêmico (IG) é um indicador da velocidade com que o carboidrato de um alimento alcança a corrente sanguínea. O conceito esta ligado a quanto cada alimento eleva a glicose sanguínea quando comparado à uma solução de glicose pura, tenda essa um score de 100.

–> Alimentos de baixo índice glicêmico são absorvidos mais lentamente, enquanto os de alto índice glicêmico têm absorção rápida. <–

Alimentos que possuem um IG abaixo de 55 são considerados de baixo IG, sendo estes preconizados como melhores opções, por proporcionarem elevações graduais da glicemia e nos níveis de insulina.

Antes de continuar o post, gostaria de fazer um convite. A Citius montou um programa completo de emagrecimento. Feito para você que quer emagrecer de forma simples, eficiente e para sempre. Clique na imagem abaixo e confira:

Mas voltando ao assunto, independente do estilo de vida adotado pelo indivíduo, seja low carb ou high carb, a escolha de carboidratos com menor índice glicêmico tem sido aconselhadas pelas entidades de saúde para a prevenção de doenças como diabetes, obesidade, doenças cardíacas, etc.

Ao analisar a tabela observamos alguns alimentos comuns no dia a dia da população e seus respectivos IG, como: Banana (62); Maçã (39); “Cornflakes” (93); Pão Branco (73); Pão Integral (71); arroz branco (73); arroz integral (66); Feijão Preto (30); Batata Doce (59); entre outros. Com rapidez observamos que o arroz integral e principalmente o pão integral preconizados como boa fonte de carboidratos de baixo IG não possuem valores tão baixos assim não é mesmo nobre guerreiro? Será que você tem feito boas escolhas em sua alimentação?

–> “Uma mentira repetida mil vezes torna-se uma verdade” – Joseph Goebbels

E assim são propagadas inúmeras informações com baixo respaldo científico e alta influência das grandes indústrias alimentícias. Portanto escolha um bom nutricionista que está atualizado e faz sua prescrição baseada no conhecimento científico para lhe auxiliar na escolha dos melhores alimentos para sua saúde e qualidade de vida!

Referência:

ATKINSON, Fiona S.; FOSTER-POWELL, Kaye; BRAND-MILLER, Jennie C. International tables of glycemic index and glycemic load values: 2008. Diabetes care, v. 31, n. 12, p. 2281-2283, 2008.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *