“Comida de Verdade” para Atletas de Alto Rendimento

Já falamos sobre a alimentação de integrantes da elite mundial do ciclismo,. Onde atletas do Tour de France mostraram basear sua nutrição em alimentos naturais e em baixa quantidade de carboidratos.

E no post de hoje vamos falar da elite mundial do Triathlon, dos irmãos Brownlee, medalhistas olímpicos e campeões mundiais. Será que a alimentação deles é recheada de suplementos e produtos industrializados?

Na passagem desses atletas pelas olimpíadas do rio. O portal MundoTri fez uma entrevista com a nutricionista responsável pelo alimentação da dupla, a britânica Kelley Bright.

E segundo a nutricionista, a dieta dos atletas é baseada em “comida de verdade”, em alimentos naturais. Com exceção de um polivitamínico, alguns suplementos de carboidrato durante os treinos e algumas vitaminas específicas para alguns atletas. Tudo o que os irmãos consomem são alimentos naturais como frutas, verduras, laticínios, carnes e oleoginosas.

Para Kelley, muitos atletas perderam o sentido do verbo suplementar, que significa complementar o que está faltando, segundo ela “Não há quantidade de suplementos, seja treinando ou competindo, que compensará uma alimentação ruim. A nutrição tem um papel importante em qualquer esporte, especialmente nos de resistência. Por isso, um atleta não pode negligenciar esse aspecto do desempenho”.

E tem mais, sabe aquele bacon que muitos condenam? Este é alimento certo no cardápio dos irmãos, o bacon orgânico. Como disse Kelley: “Eles também precisam de uma certa quantidade de gordura. Além disso, a gordura fornece muito mais calorias por grama do que os carboidratos e as proteínas, o que facilita suprir as grandes demandas energéticas dos triatletas”.

E você nobre cyborg? Vai continuar baseando sua dieta em inúmeros suplementos sem antes ter uma alimentação adequada? Procure um nutricionista para montar seu plano alimentar da forma mais adequada para você.

Referência:

http://www.mundotri.com.br/2015/07/coma-comida-de-verdade-os-principios-nutricionais-da-equipe-britanica-de-triathlon/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *