Carbofobia? Por Que Devemos Evitá-la?

Embora estratégias dietéticas Lowcarb HighFat, em que há uma redução do consumo de carboidratos e um aumento de gorduras naturais, mostrem-se extremamente interessantes para quem gostaria de emagrecer. Não podemos dizer que ela é a única forma.

Em nutrição, alias em tudo na vida, não existe verdade absoluta! É necessário respeitar o contexto ambiental, avaliar preferências, adaptações metabólicas, sensibilidade hormonal e por aí vai. O radicalismo nutricional, muitas vezes disseminado por leigos, blogueiros, celebridades, não é legal e tampouco real. Não existem dogmas em termos de emagrecimento e ganho de massa muscular, pelo contrário, existem diversos caminhos a ser percorridos.

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Voltando ao assunto, um bom nutricionista e também um bom personal trainer, devem “dispor” do maior número de ferramentas para alcançar os objetivos dos alunos, a redução do carboidrato é apenas uma dela. O Corinthians é melhor que o Palmeiras? O Flamengo que o Vasco? Jesus, Alá, Buda, Maomé? Falta diálogo e comunicação entre as pessoas. Isso é uma forma de amor e respeito. Conhecer e avaliar os prós e contras de toda as situações faz com que sejamos mais prudentes e humanos. Existam estudos que mostram que a redução do consumo de carboidratos pode interferir na performance de corredores. Não entrando no mérito das limitações metodológicas, como pouco tempo de duração, a divergência dos resultados só enaltece o que sempre a CITIUS fala.

O mais importante é avaliar o quanto o seu metabolismo é programado para funcionar. Esse é o principal mediador a longo prazo do emagrecimento e ganho de massa muscular. Se uma pessoa é extremamente magra e tem dificuldade de ganhar massa muscular, é somente o lowcarb high fat que irá resolver seu problema? Em se tratando de nutrição e exercício físico não podemos ser 8 ou 80? Precisamos ser racionais, alias pra tudo na vida não?

Referência:

Burke LM et al. Low Carbohydrate, High Fat diet impairs exercise economy and negates the performance benefit from intensified training in elite race walkers. J physiol. Dez, 2016.

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