Consumir Cafeína Durante o Treino é Efetivo?

O uso de cafeína em exercícios serve como agente ergogênico (aumento da performance) em exercícios predominantemente aeróbicos de longa duração (endurance), contudo esse efeito não é verificado na musculação. Além de melhorar o desempenho aeróbio, seu uso é capaz de aumentar também a lipólise (quebra de ácido graxo do tecido adiposo, para posterior queima de gordura no musculo exercitado). É importante ressaltar que o efeito da cafeína sobre a redução da gordura, é baixo. Entretanto, existem autores que creditam o possível aumento da capacidade oxidativa ativado pela cafeína, não pelo composto em si, mas sim pela capacidade enzimática daquele que a ingere, ou seja, quanto mais treinado aerobicamente, maior a síntese  de enzimas oxidativas do praticante, e dessa maneira, possivelmente maior será o efeito da cafeína nesse parâmetro.

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As recomendações quanto ao uso sugerem o consumo antes da prática, contudo será que a ingestão feita durante o treino exerce os mesmos benefícios?

Um estudo avaliou esse efeito entre 2 grupos de ciclistas. Em que um ingeriu uma baixa dose (100mg; ~1,5mg/kg)  e o outro uma alta dose (200mg; ~2,9mg/kg)  de cafeína diluída em uma bebida carboidratada-eletrolítica (6%) durante uma sessão de treinamento com intensidade predominantemente aeróbica.

Os resultados mostraram que o uso durante o treino foi significantemente capaz de melhorar a performance de ambos os grupos, contudo o grupo que consumiu 200mg apresentou uma redução de 1 minuto (~26:36 vc 27:36) no tempo total da distância percorrida quando comparado ao grupo que consumiu 100mg intra treino. Fica a dica!  

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Referência:     

Talanian JL; Spriet LL. Low and moderate doses of caffeine late in exercise improve performance in trained cyclists. Appl Physiol Nutr Metab. 2016 Aug;41(8):850-5.

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