Diminuir a Velocidade de Movimento Aumenta a Hipertrofia?

Segundo uma meta análise publicada recentemente no Sports Medicine. Controlar o tempo de duração do movimento do  exercício de musculação não parece aumentar a hipertrofia do músculo trabalhado.

Schoenfeld e colaboradores avaliaram os estudos que se propuseram a investigar os efeitos da duração do tempo. Nas repetições sobre as respostas hipertróficas do treinamento resistido. Os resultados indicam que a hipertrofia proporcionada pelo treinamento de musculação não foi diferente quando os movimentos são realizados entre: 0,5 e 8 segundos até atingir a falha concêntrica.

Leia também:

Qual a Carga Ideal Para o Ganho de Massa Muscular?

Como Estruturar um Treino Objetivando Hipertrofia?

Quanto Tempo De Intervalo Entre As Repetições Aumentam A Hipertrofia?

Uma potencial variável, que justificaria, segundo os autores, a necessidade de realização de estudos com maior controle metodológico, seria: a diversidade de métodos diretos e indiretos de avaliação da hipertrofia muscular. Como biópsia muscular, densitometria óssea, ultrassom, pletismografia de deslocamento de ar. O estudo salienta, entretanto, que não está claro se a combinação de diferentes durações das repetições dos exercícios poderia ser de fato, um mediador, da potencialização da hipertrofia. 

Polêmico não? Aos fãs de Kai Greene (eu me incluo nestes), não sintam-se desapontados. Acredito que independente da reflexão que os estudos nos proporcionam o tema está em voga e as discussões também. O que contribui para que nós profissionais engajados na obtenção do conhecimento concernente a área de treinamento de força, sejamos contemplados por uma era que visa elucidar e/ou contribuir ainda mais para o sucesso e segurança na prescrição do exercício físico. E também nas intervenções na área de educação física e treinamento físico. Valorize o profissional de educação física ele sempre procura o melhor para a sua saúde. 

Por fim, quero lhe fazer um convite! Dos dias 10 a 17 de julho, a equipe Citius organizará um workshop 100% online e 100% gratuito, Hipertrofia de A a Z! Vamos discutir diversos fatores relevantes sobre hipertrofia e a prescrição de exercícios voltados para o ganho de massa muscular! Clique na imagem abaixo e se inscreva!

Referência:

Schoenfeld et al. Effect of Repetition Duration During Resistance Training on Muscle Hypertrophy: A Systematic Review and Meta-Analysis

Um comentário em “Diminuir a Velocidade de Movimento Aumenta a Hipertrofia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *