Inflamação e Catabolismo Muscular

Tanto o ganho/perda de massa muscular quanto ganho/perda de peso corporal dependem de um bom funcionamento de nosso metabolismo.

Uma dos grandes responsáveis pela redução da capacidade de hipertrofia muscular e queima de gordura, é a inflamação de seu corpo. O aumento do percentual de gordura, recuperação muscular ineficiente, consumo alimentar inadequado, intolerâncias alimentares, intestino preguiçoso e/ou irritável, falta de sono, sedentarismo, resistência hormonal, fumo, alcoolismo e muitos outros fatores aumentam o grau de inflamação e consequentemente elevam o bloqueio dessas vias metabólicas.

A ideia aqui não é explicar os mecanismos bioquímicos pró-inflamatórios que exacerbam o bloqueio metabólico, mas sim explicar UM DOS DIVERSOS COMPONENTES que levam seu corpo a mudar a composição corporal.

Se você vai ao nutricionista ou personal trainer e ele só diz que você precisa ter FORÇA, FOCO E FÉ para alcançar seu objetivos, provavelmente ele detém poucas ferramentas para ajudar você de fato a ganhar massa muscular ou emagrecer. Os estudos mostram que a alimentação equilibrada e o treinamento físico específico são importantes GATILHOS METABÓLICOS para reduzir a inflamação.

Por outro lado, caso eles não estejam sendo realizados corretamente o processo INVERSO pode ser potencializado. Essa é uma das justificativas que podem explicar o porquê mesmo você “comendo menos ou fazendo exercício físico de mais” não consegue ganhar massa muscular ou reduzir o percentual de gordura. Como dica para melhorar isso você pode… Hum… Acho que hoje vou fazer um marketing pessoal! Acho que é importante valorizar a profissão não é mesmo?

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Referência:

Lavine KJ, Sierra OL. Skeletal muscle inflammation and atrophy in heart failure. Heart Fail Rev. 2017 Jan 14.

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