Todo Treino HIIT É Igual?
As diretrizes esportivas recomendam que se faça um mínimo de 150 minutos semanais de exercícios físicos de intensidade moderada para redução do risco cardiovascular, 150-210 para doenças metabólicas e 250-300 para redução do peso corporal. Contudo, o índice de sedentarismo no mundo ainda aflige mais da metade da população do planeta (VAI PLANETA).
Leia também:
Exercício Físico É Capaz de Melhorar A Microbiota Intestinal?
Dificuldades e Problemas ao Escolher O Exercício Físico: O que Fazer?
Praticar Exercício Físico na Infância é Capaz de Garantir Saúde e Emagrecimento na Vida Adulta?
Todavia, entre as justificativas para tal comportamento de risco, é a falta de tempo. Por conta disso a metodologia de treinamento HIT (high intensive training) constituída por altos estímulos de contração muscular em baixo tempo parece ser uma alternativa promissora para melhorar o controle metabólico e do peso corporal. O que muitos não sabem é que existem diversos tipos de HIT. O mais famoso é o HIT realizado de maneira intervalada, denominado HIIT (High Intensity Intervalal Training). Dos inúmeros protocolos de HIIT, um dos mais utilizados é o que envolve estímulos musculares intervalos entre 10 a 60 seg de duração (~90% da FCmax) intercalados com com períodos de recuperação ativa ou passiva, entre 30-60 seg (o tempo de recuperação vai depender do grau de treinabilidade da pessoa; quanto mais treinada menor será esse tempo -proporção estímulo/recuperação).
Outro tipo de HIT é o SIT (Sprintal Intervalal Training) constituído geralmente de sprints (tiros) acima de 100% do Vo2 e descanso passivo. Na musculação um tipo de HIT é o HIRT (High Intensity Resistive Training) geralmente compostos por exercícios multiarticulares com intensidade de 70%RM, intervalados com descanso de 20seg entre as séries e 2’30”. O número de estímulos vai depender da capacidade enzimática de cada pessoa e varia conforme os protocolos.
Assim é importante saber que existem diversas formas de HIT e que sua realização vai depender da especificidade da atividade, objetivos e capacidade física de cada um ( Hit pode ser feito por todos???). Portanto “Miga sua LOKA” quando chegar pra treinar e seu personal perguntar: “Qual será o HIT de hoje?” Nada de responder: “Ah, hoje eu quero ouvir bumbum granada e malandramente!”
Referência:
Gibala MJ. Physiological adaptations to low-volume, high-intensity interval training in health and disease Journal of Physiology.2012,590 (Pt 5): 1077–1084.
Gostei.