3 Regras Básicas para o Emagrecimento

A sociedade moderna criou um ambiente favorável ao ganho de peso corporal. A justificativa é complexa e multifatorial.

Comparação com períodos históricos do passado:

Nós não precisamos mais correr/caçar nosso alimento. Não precisamos mais “fazer” o fogo ou desenvolver condições para que o preparo dos alimentos seja realizado. Ingredientes são facilmente obtidos. Não temos que passar horas preparando os alimentos. Não tínhamos açúcar ou ingredientes extremamente energéticos e artificiais. Além disso não tínhamos “tantos” problemas emocionais.

O Metabolismo no processo de emagrecimento: 

O funcionamento de nosso corpo determina o quanto o metabolismo será mais rápido e eficiente ou lento e pouco e menos eficiente. Portanto, tanto o ganho quanto perda de peso é determinada pela capacidade metabólica. Que é processar a energia de seu corpo para funções vitais, movimento corporal e atividade mental.

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Voltando ao assunto…

3 regras básicas para quem pretende emagrecer ou manter um peso corporal saudável:
1- Comportamento alimentar:

Para realizarmos uma boa alimentação, devemos focar na qualidade dos nutrientes. Ou seja, a alimentação necessita ser ajustada inteligentemente as necessidades requeridas por sua individualidade biológica. Assim, não podemos pensar em calorias gastas ou ingeridas.

Quem terá mais impacto na melhora do funcionamento do corpo são os nutrientes de sua alimentação? Por exemplo 1 tomate tem a mesma energia que 25g de açúcar, porém tem MUITO MAIS NUTRIENTES. Diante dessa perspectiva, a melhora do consumo dos nutrientes repercutirá positivamente na melhora da atividade hormonal de seu corpo. Além de reduzir a inflamação e produção de radicais livres que oxidam nossa célula e reduzem a capacidade de nosso corpo melhorar o metabolismo. Paralelamente, seu sistema imunológica, responsável pela defesa de seu corpo irá atuar como um agente antioxidante, atuando na redução da inflamação e estresse oxidativo provoca pelo desequilíbrio metabólico oriundo da alimentação inadequada.

2- Treinamento:

A prática de exercícios físicos é um dos principais componentes da melhora do funcionamento do metabolismo de seu corpo. Ela é extremamente capaz de melhorar a atividade hormonal, inflamatória e imune. Além disso, diferentemente da alimentação, o exercício físico é capaz de aumentar a quantidade de massa muscular e capacidade cardiorrespiratória. Ou seja, melhora do fôlego e aumento da absorção de oxigênio. Quanto mais oxigênio seu corpo é capaz de absorver, mais gordura ele conseguirá queimar através da oxidação dessas partículas energéticas.

Não pense em gastar calorias. Projete sua mente para sustentar a práticas que movam seu corpo diariamente. Ou seja, realize exercícios físicos que lhe dão prazer e garantam a aderência pro resto da vida dessa prática. Isso proporcionará a melhora de seu metabolismo ao longo da vida. Mantenha-se ativo, contudo lembre-se da diferença entre gastar energia e gerar adaptações duradouras no corpo. Lavar a louça pode gastar a mesma energia que uma caminhada porém as adaptações que a caminhada exerce no corpo são MELHORES porque o movimento da caminhada é feito sem pausas e isso a longo prazo garante a melhora do metabolismo, o que gera condições de aumento da queima de gordura até mesmo quando você estiver dormindo, por exemplo.

3- Mentalidade:

É chave para conseguir manter esses bons comportamentos para o resto da vida, visto que a mente controla o corpo. Uma forma de fazer isso é pensar o que está prejudicando a escolha inadequada dos alimentos e a falta de exercícios físicos na sua vida. Portanto ao otimizar esses 3 pilares, nosso corpo passará por uma transformação quanto ao efetividade das reações biológicas que utilizam nossas reservas de energia na forma de glicose e principalmente gordura. A melhora da “queima” oxidativa desses substratos está diretamente associada a melhora do metabolismo de nosso corpo e ao atingir esse estágio garantiremos um ambiente propício a utilização mais acentuada, principalmente da queima de gordura e consequentemente emagreceremos mais.

Dessa maneira, é importante desenvolvermos uma mentalidade suficientemente capaz de suportar um comportamento alimentar adequado, prazeroso e satisfatório bem como capaz de preparar nosso corpo através do pensamento voltado a prática regular de exercícios físicos. A partir dessa condição seremos capazes de desenvolver a aderência ao estilo de vida saudável e consequentemente desenvolveremos uma condição ótima para o funcionamento de nosso corpo tanto voltado ao emagrecimento quanto para o ganho de massa muscular.

Referência:

OWEN, O. E. et al. Brain metabolism during fasting. Journal of Clinical Investigation, v. 46, n. 10, p. 1589, 1967.

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