Por Que Variar O Treino Potencializa Seus Resultados?

Variar seu treinamento físico induz maior sinalização das moléculas responsáveis pelas adaptações fisiológicas de seu músculo. Isso leva ao aumento da expressão de diversos genes de seu corpo. Por conseguinte eleva a síntese de diversas proteínas: tanto quantidade quanto eficiência funcional. Isso tem um importante impacto na regulação e melhora da atividade metabólica. A capacidade de gerar e utilizar energia de seu corpo.

Em outras palavras, quando você varia seu treino, tanto realizando um  exercício ou modalidade esportiva diferente do seu habitual. Ou melhor, diversifica a maneira como você realiza-o: mais repetições, menor tempo de intervalo, método intervalado ou contínuo de  treino, incremento linear ou ondulatório das cargas de treino, etc. Você faz com que seu corpo seja potencialmente mobilizado a se adaptar e reorganizar suas células para restabelecer a homeostase: estabilidade dinâmica.

Essa diversidade da capacidade estimulatória oriunda da prática regular de exercício físicos. É o principal mediador da obtenção dos resultados num menor espaço de tempo. Melhora composição corporal, aumento da capacidade cardiorrespiratória, flexibilidade, força e potência muscular, etc. Isso é uma das justificativas do porquê algumas pessoas conseguem atingir excelentes resultados em poucos meses de treinamento físico. Sem essas se exporem a lesões ou comprometimentos articulares, ósseos ou musculares.

Isso faz do profissional de educação física o principal catalizador de sua aptidão física. E também avaliador de sua individualidade biológica ou nível de atividade física. Valorize o trabalho especializado do seu personal trainer, ele lhe garantirá a melhora da qualidade de vida, performance sem por em xeque a sua saúde.

Referência:

Timmons JA. Variability in training-induced skeletal muscle adaptation. J Appl Physiol 110: 846–853, 2011 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *