Não Faça Dieta Sem Musculação

Embora o componente genético seja um modulador metabólico, esse não pode ser o principal argumento relacionado ao não emagrecimento. Por exemplo, sabe-se que mulheres afrodescendentes tem menor perda de massa muscular que europeias. Em dietas de cunho emagrecedor.

As taxas de massa muscular são importantes aliados no controle de peso, por serem ativadores indiretos metabólicos. Que geram: aumento da taxa metabólica de repouso, melhora da atividade hormonal e inflamatória/imune. Perde-se aproximadamente 7 kg de massa muscular durante a perda de peso ao longo de 6 meses de dieta.

Antes de continuar o post, gostaria de fazer um convite. A Citius montou um programa completo de emagrecimento. Feito para você que quer emagrecer de forma simples, eficiente e para sempre. Clique na imagem abaixo e confira:

Voltando ao assunto, contudo, mesmo apresentando susceptibilidade transcricional para a síntese de proteínas e consequente maior facilidade para o ganho de massa muscular. Esta não é a principal variável que garante a manutenção da massa magra durante dietas restritivas.

Ou seja, não é facilidade para o ganho de massa muscular e sim qual recurso utilizado para alcançá-lo independentemente da magnitude da facilidade de seu ganho.

Prova disso, é a de que durante o tratamento dietético voltado a perda de peso, tanto mulheres afrodescendentes quanto européias apresentaram melhores taxa de emagrecimento e preservação da massa muscular QUANDO EXPOSTAS A UM PROGRAMA DE MUSCULAÇÃO.

Isso justifica o efeito anti-catabólico que a prática de musculação apresenta em associação à dietas tanto de restrição energética quanto de macronutrientes ( lowcarb ou cetogênicas).
Portanto, quando alguém perguntar como emagrecer de modo saudável ( cuidado com cartazes: ME PERGUNTE COMO!) não pense somente em dieta ( e no nutri) pense que os melhores resultados serão atingidos com a introdução da musculação (orientado e acompanhado pelo personal trainer) dentro do protocolo de tratamento. Fica a dica!

Referência:

Hunter GR et al. Resistance Training Conserves Fat-free Mass and Resting Energy Expenditure Following Weight Loss. Obesity (2008) 16, 1045–1051.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *