Qual é a Diferença de Resultados entre Homens e Mulheres que Fazem Treinamento Intervalado?

As adaptações do HIIT são diferentes entre homens e mulheres? O treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT), assim como o aeróbico contínuo é uma excelente estratégia de exercício físico para emagrecimento.

Existem diversos tipos de HIIT, entre eles o SIT: sprintal interval training! Este consiste em “tiros” de 20 seg em altíssima velocidade: sprints, igual ao do Usain Bolt…huuuul!. Para saber mais se esse tipo de treino encaixa no seu perfil procure um personal trainer.

Por falar em perfil… Algumas pessoas relatam que as adaptações musculares e metabólicas para esse tipo de treinamento físico diferem entre homens e mulheres. Já não bastasse ouvir que a mulher é o sexo frágil, algumas pessoas relatam que mulheres apresentam menos benefícios fisiológicos (biogênese mitocodrial, remodelamento miofibrilar, enzimas e proteínas relacionadas a queima de gordura) ao praticar o SIT quando comparado aos homens. Tá faltando purpurina aí hein?!

Um estudo publicado anteontem avaliou se de fato isso acontece entre homens e mulheres saudáveis porém sedentários. Os resultados mostram que não há diferença significativa entre os marcadores bioquímicos que indicam os benefícios quanto a prática. Ou seja, ambos respondem igualmente a esse tipo de treinamento de alta intensidade. Portanto mulheres lindas do meu Brasil, caso alguém tenha a petulância de insinuar que homens apresentam mais benefícios que as mulheres quanto ao treino de SIT, mostre o post da Citius.

Bons treinos pra você Miga poderosa! E muita luz pás zinimigas recalcadas! Lacramos?!

Referência:

Skelly LE et al. Effect of sex on the acute skeletal muscle response to sprint interval exercise. Exp Physiol. 2017 Jan 24.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *