HIIT ou Aeróbio Contínuo, O Que É Melhor?

Da saga sensacionalista: HIIT ou aeróbico continuo? O que é melhor?

Ambos são capazes de gerar os mesmos benefícios ( não vou me alongar aqui). Um, com menor tempo e maior intensidade ou necessitando um pouco mais de tempo e uma leve redução da intensidade. (Lembrem-se das peculiaridades clínicas) Bom qual é o melhor?

Aquele que você se adapta melhor e leva em consideração seu nível de treinamento, consciência corporal e prazer pela atividade praticada. Ou seja, aquele que lhe permite uma maior adaptação e por consequência proporciona maior responsividade ao método de treinamento.

Prova disso é o estudo retrospectivo publicado no Plos One cujo objetivo foi examinar as respostas individuais para VO2max, frequência cardíaca e percentual de gordura de dois regimes de treinamento intervalado de alta intensidade (SIT e HIIT) realizados por homens jovens e saudáveis e mulheres que variam em nível de condicionamento físico.

Contudo a PRINCIPAL JUSTIFICATIVA PARA SE PROPOR ESSA ALTERNATIVA DE TREINAMENTO, FOI A BAIXA ADAPTAÇÃO (RESPONSIVIDADE) AO TREINAMENTO AERÓBICO CONTÍNUO. Em síntese, os resultados demonstraram que PARA ESSES INDIVÍDUOS “menos responsivos”, ao AC tanto o SIT quanto o HIIT, foram igualmente capazes de melhorar Vo2max, a queima de gordura e promover a redução da frequência cardíaca de repouso ( um bom marcador de melhora cardíaca). Os positivos benefícios adaptativos podem ser alcançados com exercícios físicos aeróbios e intervalados de alta intensidade, contudo como no resultado supracitado, o melhor mediador desses efeitos será o prazer pelo tipo de método de treino empregado.

E como identificar isso? Contextualizando e avaliando os aspectos biopsicossociais inerentes ao praticante! A você personal fica a dica! Bons treinos.

Referência:

Astorino TA; Schubert MM. Individual Responses to Completion of Short-Term and Chronic Interval Training: A Retrospective Study. May 2014 | Volume 9 | Issue 5 | e97638.

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