Quanto o EPOC do Exercício Físico Contribui para O Emagrecimento?

A recuperação de uma sessão de exercício físico requer uma elevação no metabolismo oxidativo referido como consumo excessivo de oxigênio pós-exercício, cuja sigla é o EPOC. No passado acreditava-se que o EPOC era considerado um dos principais componentes do efeito térmico da atividade. Por conseguinte, pensou-se que o EPOC poderia ser um dos principais contribuintes para o gasto energético diário total. E, portanto, um grande modulador metabólico do peso corporal.

Os estudos demonstram que há uma relação direta e exponencial entre a intensidade do exercício e a magnitude do EPOC para a mesma duração de exercícios específicos. Por exemplo,  trabalhos musculares a 50- 60% Vo2max estimulam um incremento linear no EPOC! Paralelamente ao aumento do tempo de duração da modalidade. 

Leia também:

Praticar Exercício Físico na Infância é Capaz de Garantir Saúde e Emagrecimento na Vida Adulta?

O Que É Necessário para Prescrever um Bom Treino?

Como o Exercício Físico pode Regular a Apetite?

Existem casos em que o EPOC pode se extender de 3 a 24 h (dose resposta do treino, por exemplo depois de uma maratona). 

Uma das justificativas que suportam que protocolos de HIIT (6 min a 105% Vo2max) emagrecem mais que exercícios aeróbicos contínuos (50 min a 70% Vo2max) se faz pelos valores encontrados de EPOC. Em que o HIIT se mostra em média 2x (14%)  maior que o contínuo (7%).

Embora seja um valor considerado pequeno e muitas vezes “insignificante”, além de ser dependente do gasto total da atividade física e da massa corporal do praticante, ainda sim o EPOC pode ser importante para a preservação da oxidação de substratos energéticos mesmo algumas horas após ter cessada a sessão e consequentemente ajudar no emagrecimento.

O EPOC da musculação geralmente é da ordem de (5%) contudo quando realizado sob o protocolo HIIT, é capaz de aumentar em 5X (25%)!!! E ainda tem gente que fala que musculação não emagrece.   Contudo, protocolos HIIT devem ser avaliados e prescritos para pessoas treinadas.

Para quaisquer dúvidas pergunte a seu personal!

Referência:

LAFORGIA J et al. Effects of exercise intensity and duration on the excess post-exercise oxygen consumption. Journal of Sports Sciences, December 2006; 24(12): 1247 –1264  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *