Comer Menos e Fazer Musculação é uma Boa Opção?

Distribuir melhor os nutrientes da dieta se mostra mais eficaz no emagrecimento. Comparado a restrição calórica, popularmente chamada de “comer menos”.

Embora comer menos seja a primeira estratégia dietética que as pessoas pensam na hora de querer emagrecer. Muitos se precipitam nas escolhas alimentares que mesmo comendo pouco, sejam capazes de reduzir a fome. Algo muito comum nessas intervenções ou um estado de “desnutrição” devido ao consumo inadequado de vitaminas e minerais.

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Mas voltando, é por isso que o nutricionista deve avaliar qual é a estratégia ideal para o seu estilo de vida, preferência alimentar e comportamento diário. Por outro lado, sabe-se que a principal desvantagem da restrição calórica é a perda da massa muscular, ocasionada pela redução da energia e nutrientes diários. Será que a musculação seria uma boa intervenção nesse quesito?

Por conta disso, os estudos demonstram que durante dietas restritivas, algumas coisas devem ser feitas para equilibrar as vantagens e desvantagens dessa estratégia. A principal delas é voltada para a redução da perda de massa muscular comum nesse tipo de dieta. Nesse momento que vem a prática da musculação.

Imagina ficar perdendo o maior tecido metabólico que possuímos? Quanto mais massa muscular temos, mais conseguimos “chupar” a gordura e glicose do sangue. Consequentemente melhoramos nosso metabolismo, aumentamos a taxa de emagrecimento e outros benefícios que sempre relatamos em nossos posts diários.

Portanto, por mais que consiga emagrecer comendo menos, você irá recuperar o peso perdido caso não pense em massa muscular e é claro na prática do exercício físico de musculação. Ou seja, não pense em calorias! Entenda o processo de emagrecimento e metabolismo como um todo, pois assim você garante bons resultados e saúde! Abuse do conhecimento do seu personal e do seu nutricionista, caso ele esteja desatualizado, apresente para ele a CITIUS.

Invista sempre em você!

Referência:

Nicklas BJ et al. Effects of resistance training with and without caloric restriction on physical function and mobility in overweight and obese older adults: a randomized controlled trial. Am J Clin Nutr. 2015 May;101(5):991-9.

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