O que É o Catabolismo Muscular?

“99% do músculo é anabólico, mas tem aquele 1% vagabundo e catabólico”.

A degradação muscular é a via antagônica, a hipertrofia muscular, em que exacerba-se as vias de depleção muscular através da ativação de proteínas de sinalização para as vias catabólicas: FOXO/Ubiquitinases e autofágica-lisossômica. Esse processo, sofre interferência das mesmas vias hipertróficas! Entretanto, agora mediadas por uma falta de ativação da resposta contrátil muscular mecânica. Que inibem a atividade da ação dos fatores de crescimento (miostatina, interleucina-6), e sinalização do complexo mTOR que consequentemente reduzem a translação. Além da transcrição e síntese das células musculares.

Paralelamente a isso, ocorre uma diminuição ou dessensibilização de hormônios de caráter anábolico. Como IGF1, GH, testosterona, etc. Aumentando a atividade inflamatória e paralelamente uma elevação da sensibilidade de receptores agonistas b-adrenérgicos, aumentando a ação de hormônios catabólicos como a adrenalina e cortisol. 

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Ademais, o componente nutricional também é atingido, visto que os nutrientes que outrora eram aproveitados no processo anabólico, com a diminuição das unidades motoras (denervação) e células musculares, não são inteiramente aproveitados a nível de construção muscular, e por estarem “sem função estrutural”, são aproveitados no processo de lipogênese (aumento do tecido de adiposo) e gliconeogênese (formação de glicose a partir de substratos diferentes da #glicose) 

O catabolismo muscular, pode ocorrer por conta do sedentarismo, envelhecimento, processos patológicos (caquexia, DPOC, insuficiência cardíaca) ou inadequações nutricionais, principalmente mediadas pela falta de nutrientes específicos a sua necessidade energética e dietética. Olha aí a importância do nutricionista!

Mantenha sua mente ativa, seu treino em dia (não esqueça do seu personal) e alimentação saudável, lembre-se que quanto mais tarde iniciar programas de treinamento físico, menos você aproveitará da atividade hormonal de seu corpo, portanto invista o quanto antes nessa poupança de crescimento muscular e saúde!

 Referência:

Schiaffino S et al. Mechanisms regulating skeletal muscle growth and atrophy. FEBS Journal 280 (2013) 4294–4314

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