Agachamento Livre ou No Smith?

Não é preciso uma análise biomecânica avançada para perceber que a execução do agachamento livre é diferente quando feita no aparelho Smith. Ou barra guiada para alguns. Apesar de exigirem o trabalho da mesma musculatura.

Há um estudo científico (Schwanbeck, Chilibeck & Binsted 2009) que compara o trabalho dos músculos da perna em termos de ação eletromiográfica. E, curiosamente, o agachamento livre teve 43% a mais de ação muscular quando comparado ao agachamento no Smith. Apesar de variações no treino serem uma premissa básica para o aumento dos resultados. Conseguimos observar a grande superioridade do agachamento livre.

Vale a pena ressaltar que já existem máquinas Smith desenvolvidas para simular o agachamento livre, onde é possível movimentar-se para a frente e para trás, o que minimizaria a diferença entre os exercícios.

 Referência:

Schwanbeck, S., Chilibeck, P. D., & Binsted, G. (2009). A comparison of free weight squat to Smith machine squat using electromyography. The Journal of Strength & Conditioning Research,23(9), 2588-2591.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *