Aeróbio Antes ou Depois da Musculação?

Então, aeróbio antes ou depois da musculação? Qual a melhor opção? Se você prefere consumir o conteúdo em vídeo, veja aqui abaixo:

Essa é uma dúvida muito comum que recebemos de nossos alunos: “professor, devo fazer o aeróbio antes ou depois da musculação?” E como quase sempre, não existe uma resposta fechada, certo? Na hora que ouço essa pergunta, já rebato “mas qual é o seu objevito?”.

Leia também:

6 Protocolos de HIIT para Você Utilizar

Fazer Atividade Física em Jejum faz mal?

É possível hipertrofiar sem carga?

Aeróbio antes ou depois da musculação para melhora do “físico”

Se o objetivo do nosso aluno é estético, perda de gordura e ganho de massa muscular basicamente, o que podemos ver através dos estudos é que tanto faz. Fazer o aeróbio ou musculação antes…teremos os mesmos resultados de ganho de massa muscular e também de perda de gordura.

Se o objetivo do seu aluno é apenas melhora do físico, então que ele faça de acordo com a preferência…se preferir fazer o aeróbio antes, que faça. Porém se preferir fazer primeiro a musculação, pode manter desta forma.

–> Antes de continuarmos, queria te fazer um convite, se você quer se tornar um personal trainer de sucesso, aprendendo tudo o que você precisa, de conteúdos técnicos da profissão à conteúdos complementares como gestão e marketing, pagando menos de 1 real por dia…Clique na imagem abaixo e conheça a Citiusplay!

Aeróbio antes ou depois da musculação para outros objetivos

Mas se o objetivo do aluno for principalmente melhora do sistema cardiorrespiratório por exemplo? E por questão de tempo, ele precisa encaixar musculação e aeróbio na mesma sessão? Obviamente, se o objetivo é melhora do sistema cardiorrespiratório, o aluno deve priorizar o aeróbio e faze-lo antes da musculação.

Já se ele tem um objetivo principal como ganho de força, a musculação deve ser priorizada e feita antes do aeróbio.

Conclusão

Simples, se o objetivo é estético e melhora do físico como um todo, tanto faz, porém se tiver outros objetivos, deve priorizar e fazer primeiro aquela atividade mais específica a tal objetivo!

Referências:

DAVITT, Patrick M. et al. The effects of a combined resistance training and endurance exercise program in inactive college female subjects: Does order matter?. The Journal of Strength & Conditioning Research, v. 28, n. 7, p. 1937-1945, 2014.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *