Quanto Tempo uma Pessoa Pode Ficar em Jejum?

Segundo a literatura médica foram 382…minutos? NÃO! …Horas? Também NÂO! …hã?? Hein?? Cuma?! Foram dias????? SIM!!! (inclusive alcançou o guiness book)

Um estudo de caso clássico, publicado em 1973 na Post graduate medical journal relatou que um paciente de 27 anos com obesidade severa (207 kg) internado para um programa de emagrecimento, inciou o tratamento SOB SUPERVISÃO MÉDICA utilizando a estratégia de jejuar (ficar longos períodos sem comer nada). Após alguns dias, o paciente se mostrou extremamente adaptado àquela estratégia de redução de peso, diante disso, a equipe decidiu estender o período de tratamento. Ao paciente era liberado o consumo de líquidos não calóricos, polivitamínicos e eletrólitos. No início, permaneceu internado, contudo ao longo dos dias, somente realizada visitas ambulatoriais. 

Antes de continuar o post, gostaria de fazer um convite. A Citius montou um programa completo de emagrecimento. Feito para você que quer emagrecer de forma simples, eficiente e para sempre. Clique na imagem abaixo e confira:

 Voltando, ao longo desses 382 dias, o peso total perdido foi de 124 Kg, cujo peso final alcançado foi de 82 Kg. Cinco anos após o jejum, o paciente, embora tenha ganhado 7 kilos, manteve seu peso na casa dos 88 Kg. Outro dado interessante foi os valores glicêmicos médios registrados ao longo dos últimos 8 meses de tratamento, a glicemia apresentada oscilava na casa dos 30mg/dl. Embora vivendo em estado hipoglicêmico, o paciente não relatava nenhum desconforto, como tremores, cansaço ou visão embaçada. 

Uma das justificativas dos especialistas que estudam e trabalham com programas de redução ponderal através do jejum intermitente, é a de que a adaptação crônica a restrição energética, desde que seja realizava e supervisionada por profissional qualificado, que avalie e ajuste as peculiaridades nutricionais inerentes a cada pessoa (nutricionista, nutrólogo, endocrinologista) permite uma maior redução de peso corporal, reajuste dos hormônios e emagrecimento, sem alteração da saúde. Isso ocorre porque indivíduos saudáveis e adaptados a maior utilização da gordura corporal estocada no tecido adiposo, são capazes de ajustar melhor seu metabolismo para a utilização de corpos cetônicos como fonte de energia. 

 Referência:

STEWART WK, FLEMING LW. Features of a successful therapeutic fast of 382 days duration. Postgraduate Medical Journal (March 1973) 49, 203-209.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *