Só Caminhar Emagrece?

O exercício aeróbico de moderada intensidade. por exemplo: caminhada. É uma prática comum nas intervenções profissionais que visam o emagrecimento ou redução da obesidade. O metabolismo humano é diretamente mediado pela taxa metabólica de repouso. Além de efeito termogênico dos alimentos e prática de exercício físico. Indiretamente, a atividade dos hormônios e morfologia do corpo também exercem influência sobre a utilização e geração de energia. 

Contudo a eficácia do exercício aeróbico de moderada intensidade, de modo isolado, ou seja sem nenhum outro componente associado objetivando o emagrecimento, por ex: controle da alimentação ou dieta. Não se mostram capazes de reduzir substancialmente o peso corporal e as medidas de circunferência abdominal. Que é um dos mais importantes indicadores de fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Uma meta análise publicada no The American Journal of Medicine avaliou os resultados de programas: entre 3 e 12 meses. Estes voltados ao emagrecimento que utilizaram somente exercícios aeróbicos de moderada intensidade para tal. Os autores concluíram que esse tipo de intervenção quando realizado isoladamente, apresentou modestas reduções no peso corporal (cerca de 1,6 kg) e circunferência abdominal (cerca de 1,95 cm).

Entretanto, os autores reforçam que a magnitude dos resultados pode ser modulada pelas variáveis de treino (volume e intensidade) e também pela periodização no qual o exercício físico é prescrito. Ponto para o educador físico, não!?

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Voltlando ao assunto, além disso, os programas de redução de peso e modificação da composição corporal redução da massa de gordura e ganho de músculos, mostram-se efetivos principalmente quando aliados com a alimentação adequada, e o ponto agora vai para o nutricionista, não?!

É importante entender que hábitos de vida sedentária e obesogênicos, são muito difíceis de ser modificados, é importante nesse sentido procurar ajuda profissional, o estilo de vida saudável é a melhor garantia de redução das chances de morbidade e mortalidade cardiovascular, contudo entenda que isso deverá ser feito por toda vida! Diante desse panorama valorize os serviços prestados pelo professor de educação física, nutricionista, médico e demais profissionais da área da saúde, eles podem lhe garantir a qualidade de uma vida longa e saudável, entretanto busque sempre a excelência do serviço e não seja leviano na avaliação dos serviços prestados…indague, pergunte, argumente e se informe, talvez o profissional que hoje lhe assiste não esteja prestando um serviço personalizado ou que leve em consideração sua individualidade biológica e peculiaridades.

Referência:

Thorogood A. et al. Isolated Aerobic Exercise and Weight Loss: A SystematicReview and Meta-Analysis of Randomized Controlled Trials. The American Journal of Medicine, v. 124, n.8, 2011.

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