Quais Fatores Bloqueiam o Emagrecimento?
Você sabe quais fatores bloqueiam o emagrecimento? Ao pensar em emagrecer a primeira coisa a se fazer é entender o que é emagrecimento. Isso é muito importante, porque muitos ainda não entendem realmente o que é emagrecer, e podem ficar confundidos.
Emagrecer é Perder Peso?
Muitos definem emagrecer, como a perda de peso corporal. Isso é errado, embora a perda de peso possa ser uma consequência da modificação da composição corporal, ela não pode ser taxada como sendo o conceito que suporta o ato da melhora do funcionamento do metabolismo do seu corpo que consequentemente vai gerar o processo de emagrecimento.
Exemplos não faltam: Ao urinar e defecar, você perde peso, não? Mas isso quer dizer que você emagreceu? Ao transpirar demais, o aumento do suor faz você “perder” líquido pro ambiente externo, não? Você emagreceu? Suponhamos que você iniciou um programa de musculação. Em 3 meses ganhou 5 kilos de massa muscular e perdeu 5 kilos de gordura, você emagreceu? Portanto a primeira coisa a se pensar é “desligue-se” do peso corporal e comece a pensar em composição corporal.
Antes de continuar o post, gostaria de fazer um convite. A Citius montou um programa completo de emagrecimento. Feito para você que quer emagrecer de forma simples, eficiente e para sempre. Clique na imagem abaixo e confira:
Voltando…
O que é Emagrecimento?
Emagrecimento é a diminuição da massa de gordura que possuímos. Às vezes, este efeito não é demonstrado com clareza na balança. Existem outros métodos para se medir a massa gordurosa do corpo.
3 Fatores que Bloqueiam o Emagrecimento:
Na estrada do emagrecimento, quanto mais obstáculos bloquearem o carro do metabolismo, menor será a velocidade com que ele percorrerá o trajeto. Quais os principais obstáculos?
Inflamação:
Você sabia que não ficamos inflamados apenas quando temos uma lesão? O estado inflamatório do corpo pode acontecer aos poucos, devido a uma má alimentação. Alguns alimentos ultraprocessados e “artificiais”, o próprio aumento da quantidade de gordura corporal e desbiose intestinal aumentam a inflamação do corpo. Por outro lado, aumentar a liberação de agentes anti-inflamatórios reduz essa condição. O aumento da massa muscular libera agentes anti-inflamatórios por exemplo. A melhora do sono, aumenta a capacidade imunológica do corpo e combate a inflamação.
Desbiose intestinal:
A desbiose intestinal é até considerada uma doença, que se define por um desbalanço e alteração das bactérias dos nosso sistema gastrointestinal. Estes microrganismos do nosso intestino são fundamentais para auxiliar a boa absorção dos nutrientes. Como a alimentação é um dos principais agentes de atuação neste sistema, deve-se dar atenção a alimentos que promovam gases, dor de cabeça e “prendam” o intestino.
Esta é questão muito individualizada, pois cada pessoa tem o seu nível de intolerância para determinados alimentos (lactose e glúten são os mais famosos). Fique atento para qualquer desconforto que você sinta através da sua alimentação, e evite qualquer alimento que provoque-o.
Dica bônus: Além de evitar o desequilíbrio das bactérias do seu intestino, você também pode preservá-la. Os alimentos chamados prebióticos e probióticos (a definição destes termos é uma história longa, escreva nos comentários se você está interessado neste assunto) auxiliam neste trabalho. Dentre os alimentos mais comuns, temos o iogurte e os leites fermentados (probióticos) e também as fibras contida em frutas e verduras (prébioticos).
Hormônios:
Dentre os inúmeros hormônios do nosso corpo, os quais influenciam diretamente no processo de ganho ou perda de peso, podemos destacar a insulina. Quem nos acompanha sabe como esse hormônio pode reduzir drasticamente a sua queima de gordura e dificultar o emagrecimento. Além disso, o controle da insulina liberada melhora a ação dos outros hormônios que regulam a fome e o apetite. O consumo excessivo de açúcares, farinhas brancas e grãos ricos em amido, aumenta descontroladamente a produção de insulina e bloqueia o seu emagrecimento. Essa é a grande importância de diminuir os doces, pães e massas para as pessoas que objetivam emagrecer.
Leia também:
Quais Alimentos Atrapalham A Queima De Gordura?
Guia Completo da Dieta Low Carb
Referências:
Kershaw EE , Flier JS. Adipose tissue as an endocrine organ. J Clin Endocrinol Metab 2004; 89 (6) : 2548 – 2556.
MEJ Lean; D Malkova. Altered gut and adipose tissue hormones in overweight and obese individuals: cause or consequence? International Journal of Obesity (2016) 40, 622–632
Nehra V et al. Gut Microbiota: Modulation of Host Physiology in Obesity. Physiology 31:327-335, 2016.