Como Garantir O Sucesso de um Programa de Emagrecimento?

No artigo recentemente publicado no International Journal of Endocrinology and Metabolic Disorders. Eu e o professor Renato Bianchini, sintetizamos as principais estratégias responsáveis pela garantia do sucesso de qualquer programa de emagrecimento. São aspectos importantes e fundamentais, que de forma simples e orientado por profissionais de educação física, nutrição, psicologia,  medicina entre outros, aumentam as chances de sucesso no que tange a redução do peso corporal e percentual de  gordura. E também no ganho de massa muscular.

1. Entender o processo do ganho de peso: muitas vezes os profissionais acham que somente o aumento do consumo alimentar e diminuição do gasto energético, ambos diário, são os principais responsáveis por isso. Existem inúmeros fatores que podem estar atrelados a isso: tipo de nutriente ingerido, grau de inflamação e sensibilidade desse nutriente em expressar proteínas via transcrição gênica: determinados açúcares, como lactose e alguns tipos de gordura. Flora intestinal, entre outros.

2. A prática de exercícios físicos é capaz de aumentar a taxa metabólica e consequente gasto de energia. Entretanto, existem diversos formas de otimização desse gasto através da manipulação das cargas e formas de se praticá-la. È importante ser orientada por um profissional de educação física.

Antes de continuar o post, gostaria de fazer um convite. A Citius montou um programa completo de emagrecimento. Feito para você que quer emagrecer de forma simples, eficiente e para sempre. Clique na imagem abaixo e confira:

3. O ganho de massa muscular, é essencial para aumentar a taxa metabólica de repouso, pois o músculo é o nosso tecido muscular mais metabolicamente ativo. Dietas restritivas, tem maior eficiência quando conjugadas com esse tipo de exercício físico.

4. Os aspectos psicológicos, são fundamentais para que a aderência ao programa de emagrecimento, seja assimilado, e com o tempo transforme-se em hábito, isso é umas das tarefas mais difíceis a ser conquistadas, pois você comerá e se movimentará até o término de sua vida, ou seja, mudar um comportamento previamente adquirido é a chave do sucesso.

5. Metas pequenas e alcançáveis devem ser traçadas. A perda de peso deve ser gradual e acompanhada da modificação da morfologia corporal. São elas que vão mostrar ao seu hipotálamo que seu corpo está se adaptando e trabalhará num ritmo metabólico diferente. O chamado set point, é a forma que seu corpo desenvolveu para mediar o controle e modulação da atividade de diversos hormônios reguladores do metabolismo. O efeito sanfona, acontece quando a regulação desse controle não acontece ou a perda de peso é tão rápida que o corpo não consegue detectar essa nossa realidade. E assim busca “trazer você” para aquele peso que antes apresentava.

Procure se informar e exija sempre o melhor para você. não esqueça, só se vive uma vez! Portanto viva intensamente e com  saúde.

Referência:

Paes st e bianchini rm. obesity: how can interventions ensuretreatment success? international journal of endocrinology and metabolic disorders. v.1, n.4, 2015.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *