Por Que Hipertrofiar Emagrece? Uma Visão Diferente

A prática regular e incremental de musculação associada a alimentação adequada é capaz de aumentar a massa muscular isenta de gordura. Ou seja, seus músculos lapidados pelos deuses do olimpo, nobre espartano.

Um dos principais aspectos ligados ao emagrecimento através da musculação é que o aumento da massa muscular, tem uma profunda influência sobre a taxa metabólica de repouso. Que é responsável pela utilização de 60-70% da necessidade energética diária.

Leia também:

Hiit é Sempre Melhor que Aeróbio Contínuo para Perda de Peso?

Por Que Fazer Dieta Não Emagrece?

Como Estruturar um Treino Objetivando Hipertrofia?

Ou seja, quanto maior a hipertrofia muscular (nosso tecido mais metabolicamente ativo), maior o gasto energético ao longo de 24 horas. Contudo, em termos de emagrecimento, embora seja metabolicamente imprescindível, outros aspectos poucos discutidos, incidem diretamente sobre outros sistemas mediadores do emagrecimento.

Estudos demonstram que a massa muscular aumentada está diretamente associada ao aumento/melhora da sinalização de agentes bioquímicos. Os quais regulam o apetite, fome e saciedade. Tanto diretamente (grelina, CCK, GLP-1, PYY, amilina, oxintomodulina) quanto indiretamente (redução do %G leva a melhora sinalizatória da leptina, uma das principais adipocinas que regulam apetite).

Portanto, indiretamente, a hipertrofia gerada pela musculação, é capaz de modular (melhora da expressão e sinalização dos agentes hipotalâmicos) positivamente o comportamento alimentar. Isso pode justificar, o porquê o mutante marombeiro come igual um walking dead, e depois de algumas poucas horas já está com fome de novo.. Claro que o que ele come também influencia isso, ou o inverso.

Outro aspecto importante, é que a massa muscular aumentada libera mais miocinas anti-inflamatórias. Estas que exercem positiva influência sobre os centros hipotalâmicos. Ou seja: mais um motivo para nunca retirar a musculação de sua vida.

Referência:

BLUNDELL, J. E. et al. Appetite control and energy balance: impact of exercise. obesity. reviews, v. 16, n. S1, p. 67-76, 2015.

Um comentário em “Por Que Hipertrofiar Emagrece? Uma Visão Diferente

  • junho 12, 2017 em 8:21 pm
    Permalink

    Amei o site, estao de parabens!!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *