O que Fazer para Perder Gordura Visceral?

Qual estratégia devo adotar para perder gordura visceral?

Se preferir, acompanhe o conteúdo em vídeo:

Primeiramente, o que é gordura visceral?

A gordura visceral é a gordura que se acumula nas camadas profundas do abdómen, envolvendo os órgãos internos como o coração, fígado, rins, pâncreas e outros. O seu acúmulo é mais prejudicial a saúde, comparado a gordura subcutânea (logo abaixo da pele).

Quando falamos em perder gordura como um efeito benéfico para a saúde, com certeza, perder gordura visceral é mais importante que perder gordura subcutânea.

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Como perder gordura visceral?

Então vamos lá, em um estudo recente (nov/2017), um ensaio clínico randomizado (o mais alto nível de evidência científica) comparou diversas estratégias para perda de gordura e seu impacto na perda de gordura visceral por 18 meses: 1 ano e meio.

Eles utilizaram dois tipos diferentes de alimentação:

1 – Uma dieta pobre em gorduras (low-fat);

2 – Uma dieta pobre em carboidratos e com ênfase no consumo de peixes e aves (combinação de low-carb e dieta mediterrânea).

O mais interessante é que independente da dieta, ambos os grupos eram orientados a restringir gorduras trans, carboidratos refinados (açucares e farinhas) e também aumentar  consumo de vegetais.

A dieta pobre em gorduras tinha menos de 30% das calorias vindas desse macronutriente. Os participantes eram estimulados a consumir grãos integrais, vegetais, frutas e leguminosas e limitar o consumo de gorduras adicionais, doces e lanches com alto teor de gordura.

Já quem fez a dieta pobre em carboidratos consumia menos de 40g desse macronutriente nos primeiros 2 meses e nos demais meses, menos de 70g. Os participantes eram estimulados a consumir vegetais, legumes, aves, peixes e oleaginosas.

Além disso, após 6 meses de estudo, os participantes eram randomizados para fazer exercício (aeróbio + musculação) ou não.

Ou seja, através deste estudo, podemos ver o impacto do exercício na gordura visceral e também dos diferentes tipos de alimentação.

Quais foram os resultados?

Na perda de peso total?

Ambas as dietas foram elaboradas para ter uma perda de peso semelhante, e foi o que vimos, todos os grupos tiveram resultados semelhantes na perda de peso.

E na circunferência abdominal?

Apesar da perda de peso total ser igual, quem fez redução de carboidratos teve uma maior diminuição na circunferência abdominal. E quem fez exercício físico teve um resultado ainda melhor!

Pressão arterial?

Em relação a pressão arterial, quem fez a restrição de carboidratos também teve melhores resultados, além disso, quem fez também exercício físico, teve resultados ainda melhores.

Finalmente, e na gordura visceral?

Novamente, os melhores resultados aconteceram com os participantes que restringiram carboidratos e os que fizeram exercício físico.

A perda de gordura visceral no fígado, coração e pâncreas foi maior para quem restringiu carboidratos; independente dos resultados de perda de peso.

A perda de gordura visceral total e dos órgão citados acima foi maior para quem fez  atividade física; independente dos resultados de perda de peso.

E os triglicerídeos e HDL?

Quem restringiu carboidratos teve maior diminuição das taxas de triglicerídeos e um maior aumento do HDL (“colesterol bom”).

Leia também:

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Tudo que Você Precisa Saber sobre O Mito das Gorduras Saturadas

10 Fatos Que Você Precisa Saber Sobre Colesterol

Conclusão:

Perda de peso não é tudo igual…você consegue perder peso só comendo fast food, consegue perder peso só comendo doces açucarados…Mas será que essa é a melhor opção?

Pensando no emagrecimento e na melhora da saúde, este estudo mostrou que restringir carboidratos e fazer exercício físico, pode ser a melhor opção!

Referência:

GEPNER, Yftach et al. Effect of Distinct Lifestyle Interventions on Mobilization of Fat Storage Pools: The CENTRAL MRI Randomized Controlled Trial. Circulation, p. CIRCULATIONAHA. 117.030501, 2017.

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