Qual Dieta Emagrece Mais? Mediterrânea ou Low carb?

Qual dieta emagrece mais Mediterrânea ou Lowcarb?

O terrorismo nutricional tem assolado as pessoas que buscam o emagrecimento através somente da dieta. Sim, é possível! Contudo resultados mais sólidos são conquistados com exercícios físicos que melhoram a aptidão cardiorrespiratória. Além disso, preservem a massa muscular.

E lá vem aquela velha pergunta? Qual dieta emagrece mais?

É fato que uma boa dieta deve distribuir adequadamente e qualitativamente carboidratos, gorduras e proteínas, além de garantir o aporte adequado de vitaminas e minerais (é por isso, que vegetais e frutas serão sempre bem-vindos! E se alguém lhe diz que comer frutas irá engordar, mande ela…comer frutas porque faz muito bem!)

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Mas voltando, a melhor forma de ganhar massa muscular ou emagrecer é melhorando o metabolismo como um todo. Uma forma rápida de modular o comportamento hormonal é reduzindo os carboidratos da dieta (low carb high fat), e de fato ela é EXCELENTE para isso! Contudo ao reduzir as gorduras da dieta (dieta do mediterrâneo), diminui-se o conteúdo de gorduras circulantes o que leva ao menor depósito de gorduras para ser queimadas. Mas qual é melhor?

Uma das justificativas é a de que lowcarb, perde-se peso muito rapidamente entretanto a longo prazo não é tão eficaz. Por outro lado, a dieta do mediterrâneo perde-se peso mais sustentadamente ao longo dos meses, e é mais recomendada para reduzir risco cardiovascular. Bom, uma metanálise recentemente publicada verificou em estudos envolvendo dietas de mais de 12 meses de duração, que ambas foram igualmente capazes de emagrecer.

Ou seja, não houve diferença entre esses 2 tipos de intervenção depois de 12 meses. Portanto meu amigo, vá ao nutricionista e avalie dentro de sua individualidade biológica, preferências alimentares e adaptações, qual tipo de dieta mais se adapta aos seus costumes, prazer e comportamentos. Fica a dica sem sensacionalismo!

Referência:

Mancini JG et al. Systematic Review of the Mediterranean Diet for Long-Term Weight Loss. Am J Med. 2016 Apr;129(4):407-415

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