Como o Jejum Intermitente Melhora o Metabolismo?

Já se sabe que comer de 3 em 3 horas não se mostra eficiente para otimizar o metabolismo, entretanto não quer dizer que você não possa se alimentar utilizando essa estratégia dietética. Dentro da necessidade energética nutricional diária o mais importante é que se consuma diariamente tanto a energia quantos os nutrientes requeridos por sua individualidade biológica. O nutricionista irá avaliar qual melhor forma de consumo de adequará a seu estilo de vida. Isso é um elemento chave e interessantíssimo do ponto de vista de modulação do metabolismo e consequente composição corporal.

Antes de continuar o post, gostaria de fazer um convite. A Citius montou um programa completo de emagrecimento. Feito para você que quer emagrecer de forma simples, eficiente e para sempre. Clique na imagem abaixo e confira:

Voltando ao assunto, sabe-se que o maior tempo de jejum entre um refeição e outra é capaz de modular a atividade hormonal que regula a queima de gordura e também gerencia os sinais de fome, saciedade e apetite. Ambos eixos hormonais ajudam também a melhorar a eficiência do hormônio insulina, maior hormônio anabólico para aumentar o conteúdo de gordura do tecido adiposo e por outro lado gerenciar a entrada de glicose (açúcar) no sangue. A questão não é contraindicar qualquer tipo de dieta ou comida. A questão é alinhar o comportamento, crenças, cultura, religião, hábitos e aspectos psicológicos do indivíduo ao alimento e o prazer pela comida. Dessa maneira, promoveremos maior adaptação e aderência a condutas sadias alimentares e consequentemente melhoraremos o maior número de vias biológicas responsáveis por gerenciar o metabolismo.

A partir desse refinamento do metabolismo emagrecer ou ganhar massa muscular torna-se consequência e não objetivo!

Referências:

Barnosky AR et al. Intermittent fasting vs daily calorie restriction for type 2 diabetes prevention: a review of human findings. Transl Res. 2014;164:302–11.

Bhutani S et al. Alternate day fasting and endurance exercise combine to reduce body weight and favorably alter plasma lipids in obese humans. Obesity. 2013;21:1370–9.

Klempel MC et al. Intermittent fasting combined with calorie restriction is effective for weight loss and cardio-protection in obese women. Nutr J. 2012;11:98.

Klempel MC et al. Alternate day fasting increases LDL particle size independently of dietary fat content in obese humans. Eur J Clin Nutr. 2013;67:783–5.

Varady KA et al. Improvements in LDL particle size and distribution by short-term alternate day modified fasting in obese adults. Br J Nutr. 2011;105:580–3.

Hellerstein MK. Alternate-day fasting and chronic disease prevention: a review of human and animal trials. Am J Clin Nutr. 2007;86:7–13

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *