Por Que Fazer Dieta Não Emagrece?

Por que fazer dieta?

Será que dietas funcionam? Por que devo fazer dieta?

Alguns estudos, como a revisão feita por Mann e colaboradores (“Dietas não são a resposta”), cujos resultados apontaram que 2/3 das pessoas que fizeram dietas, ao longo dos períodos subsequentes a dieta, “reganharam” todo o peso perdido e em alguns casos aumentaram ainda mais peso que apresentavam quando em dieta, mostram que dieta não só não emagrece, como ao longo dos anos, tem contribuído para o aumento da obesidade por provocarem, a médio e longo prazo, não apenas a recuperação do peso perdido, mas um incremento de peso ainda maior. 

Estar ou não estar em dieta, pode afastar a pessoa da construção de uma maneira sustentável e duradoura de como elaborar uma alimentação responsável, com prazer, e coordenada aos objetivos. Se dieta não funciona, o que fazer? 

Leia também:

Não Conte Calorias

Existe Dieta Detox?

Guia Completo da Dieta Low Carb

Uma nova perspectiva dietética está surgindo dentro da área de nutrição. 
Essa nova técnica de abordagem a obesidade e emagrecimento, se chama COACHING NUTRICIONAL.O foco da intervenção é a mudança dos comportamentos alimentares, orientação quanto aos receios da alteração da composição corporal e o remodelamento dos hábitos alimentares, de forma a encaminhar a pessoa para o estilo de vida saudável através da alimentação. A primeira evidência dessa técnica foi recentemente publicado no American Journal of Lifestyle Medicine.

Trata-se de um estudo de caso que descreve mudanças na composição corporal após 12 semanas de acompanhamento sem prescrição de dieta e com a utilização de técnicas de coaching nutricional. A melhora dos hábitos nutricionais se fez sem a prescrição de dieta! Atribui-se ao paciente/cliente, o principal agente da mudança, respeitando suas escolhas e seus motivos para tal desejo. Ao nutricionista, fica a dica! Enxergar seu cliente, além da culpabilização pelo ganho de peso, recompensas sociais e restrição alimentar pode não ser o caminho para o sucesso de um programa de adequação/restrição alimentar. Pense nisso, transcenda seu olhar como profissional, humanize sua assistência, esse pode ser um aspecto crucial para obtenção do sucesso (profissional e de seus clientes). 

Referência:

Antonio Herbert Lancha, Jr, Gary A. Sforzo, and Luciana O quendo Pereira-Lancha. Improving Nutritional Habits With No Diet Prescription: Details of a Nutritional Coaching Process. American Journal of Lifestyle Medicine 1559827616636616, first published onMarch 1, 2016

2 comentários em “Por Que Fazer Dieta Não Emagrece?

  • maio 15, 2017 em 6:01 pm
    Permalink

    Eu sempre começo e nunca termino. Será que adianta mesmo eu não tendo força de vontade. Isso é muito difícil pra mim. Me ajuda

    Resposta
    • maio 15, 2017 em 7:14 pm
      Permalink

      Ola jucelene. Uma das tarefas mais difíceis é dar o primeiro passo, e como você esta relatando, isso você já conseguiu algumas vezes, o que é muito bom. Então agora, o que você precisa é encarar essa mudança como um estilo de vida e não só como uma intervenção de alguns dias…encontre uma alimentação e exercícios que lhe dão prazer e ao mesmo tempo são saudáveis e leve isso pro resto da vida. Tenho certeza que terá sucesso se encarar dessa forma. Um grande abraço!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *