O Que Emagrece Mais? Exercício Aeróbio ou Musculação?

Vocês que nos acompanham já estão carecas de saber isso, mas conhecimento nunca é de menos.

Na última semana foi publicado um estudo no New Enagland Journal of Medicine (considerada a mais conceituada revista médica da atualidade) que avaliou o efeito de diferentes métodos de treino para o emagrecimento em obesos idosos: Somente aeróbio, somente musculação e ambos (aeróbio + musculação). A recomendação dietética foi de redução energética de 600 kcal/dia e a estratificação proteica foi de 1g/kg de peso corporal.

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Indo direto ao assunto: O protocolo que melhor gerou resultados foi o que mesclou exercício aeróbio e musculação! A composição corporal teve melhor modificação (- tecido adiposo + massa muscular).

Ok!… Mas todos vocês sabem que não somos sensacionalistas. Alguns resultados apresentaram dados interessantes! Lembre-se estamos falando de idosos obesos!

A densidade mineral óssea do quadril (massa óssea) foi maior no grupo que fez musculação. A capacidade oxidativa foi maior no grupo que fez aeróbio. O catabolismo muscular foi menor no grupo que fez musculação.

Nesse mar de informação, tem muita coisa boa?! SIM! Tem muita coisa específica? SIM! Tem baixo consumo de proteína para o grupo pesquisado? SIM! Tem viés de pesquisa? SIM!

Tem exercício melhor que o outro? NÃO! Tem exercício com efeitos diferentes? SIM!

E qual é o melhor para você? Pergunte para seu personal!

Prescrição de exercício físico não é igual para todo mundo! Exija respeito, exija profissionais e não blogueiros!

Referência:

Villareal DT et al. Aerobic or Resistance Exercise, or Both, in Dieting Obese Older Adults. N Engl J Med 2017, May, 376;20.

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