Emagrecimento e Mindfulness: Como Colocar A Sua Mente à Seu Favor?

O termo atenção plena, mindfulness ou ainda consciência plena designa um estado mental que se caracteriza pela autorregulação da atenção para a experiência presente, numa atitude aberta, de curiosidade, ampla e tolerante, dirigida a todos os fenômenos que se manifestam na mente consciente, ou seja, todo tipo de pensamentos, fantasias, recordações, sensações e emoções percebidas no campo de atenção são percebidas e aceitas como elas são.

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Programas de perda de peso devem necessariamente levar em consideração os aspectos emocionais e psicológicos daqueles que almejam o emagrecimento. Portanto, é necessário que a mente esteja alinhada ao corpo para a adoção de novos hábitos e abdicação dos velhos.

Se você conta os dias (Ou fica esbravejando a todos que estão a sua volta) que está fazendo dieta ou exercício físico, você está fazendo isso errado! Você irá comer e se movimentar pelo resto de sua vida! Portanto você não faz dieta ou exercício físico, você aprende a fazê-los.

E o método mindfulness objetiva entender como está sua vida ou o que o emagrecimento (ou outros diversos contextos) representa em sua vida, de modo a prepará-lo para a aderência a um novo estilo de vida.

E isso tem respaldo cientificamente. Os estudos apontam que esse tipo de intervenção aliado ao exercício físico e a alimentação é capaz de promover significante perda de peso, no entanto, em termos de pesquisa a variabilidade dos resultados e limitações quanto aos métodos, faz com que mais estudos sejam realizados para clarificar os mecanismos envolvidos na mudança de comportamento e hábitos saudáveis através da integração dessa estratégia aos desencadeadores ativos da melhora do metabolismo (dieta e exercício).

Referências:

Bishop, S.R., Lau, M., Shapiro, S., Carlson, L., et al. (2004). Mindfulness: A Proposed Operational Definition Clin Psychol Sci Prac 11:230–241.
Olson KL, Emery CF. Mindfulness and weight loss: a systematic review. Psychosom Med. 2015 Jan;77(1):59-67.

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