Como Emagrecer Mesmo Tendo uma Genética Desfavorável?

Mesmo com genética desfavorável ao emagrecimento, ou propensa ao ganho de peso, podemos emagrecer?

Existem alguns genes que predispõe o ganho de peso. Um deles, é o FTO. Indivíduos que possuem o genótipo FTO (ou seja, são mais sensíveis a estimulá-lo e com isso aumentar o ganho de peso) apresentam maior variabilidade quanto aos resultados de perda de peso (uns conseguem emagrecer um pouco outros nem tanto).

Leia também:

Criar Altas Expectativas de Perda de Peso Ajuda nos Resultados?

Você Sabe Ler Corretamente Os Rótulos dos Alimentos?

Guia Completo da Dieta Low Carb

A pergunta que se faz é: Será que mesmo carregando essa “genética desfavorável”, meus resultados quanto a dieta/exercício físico podem ser prejudicados?

Uma meta-análise (revisão de vários estudos sobre o assunto) recentemente publicada sobre o assunto sugere que os indivíduos que apresentam maior predisposição a obesidade/ganho de peso por portar o FTO podem perder mais peso através de intervenções de emagrecimento que aqueles quem não carregam esse gene.

Portanto, por mais que você tenha uma genética sensível ao ganho de peso, você só irá estimulá-la se seu comportamento for obesogênico (sedentarismo, estresse, falta de sono, fumo, alimentação de cafeteria, desorganização hormonal).

Antes de pensar em estratégias mais avançadas de melhora do metabolismo (métodos de treino intervalados, contínuos, intermitentes ou dietéticos comer de 3 em 3 horas, lowcarb highfat, jejum intermitente, dieta cetogênica) PENSE EM DESPROGRAMAR E DESSENSIBILIZAR VIAS METABÓLICAS QUE PODEM ESTAR VULNERÁVEIS PELA SUA GENÉTICA.

Avante, guerreiro!

Referência:

Xiang L et al. FTO genotype and weight loss in diet and lifestyle interventions: a systematic review and meta-analysis. Am J Clin Nutr 2016;103:1162–70.
Estratégia mindfulness é eficaz para o emagrecimento?

2 comentários em “Como Emagrecer Mesmo Tendo uma Genética Desfavorável?

  • agosto 22, 2017 em 11:56 pm
    Permalink

    Gostei muito do que li aqui no seu site.Estou estudando o assunto,Mas quero agradecer por que seu texto foi muito valido. Obrigada :)

    Resposta
  • setembro 7, 2017 em 5:17 pm
    Permalink

    Oi Gente, estou fazendo uma visitinha por aqui.
    Gostei bastante do site, vou ver se acompanho toda semana suas postagens
    Gosto muito desse tipo de conteúdo um Abraço :)

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *