Efeito Iô Iô: Por Que Engordamos Novamente O peso Perdido?

O popularmente chamado efeito iô iô ou sanfona, remete ao reganho do peso corporal perdido, após certo tempo de uma dada estratégia de emagrecimento. Mas porque isso pode acontecer?

“Senta que lá vem a história…”. Primeiramente, é preciso entender que todo dia, desde seu nascimento, você “ensina” o que os seus genes devem fazer. Eles são responsáveis pelo comando biológico que orquestra o quanto e quais proteínas diariamente você deve produzir: como enzimas, hormônios, fatores de crescimento e etc.

Leia também:

Lipoaspiração Melhora o Metabolismo?

Como Emagrecer Mesmo Tendo uma Genética Desfavorável?

Criar Altas Expectativas de Perda de Peso Ajuda nos Resultados?

Ou seja, o quanto seu corpo vai criar um ambiente metabólico positivo ( “acelerado”) ou negativo (“lento”) é estimulado diariamente e isso pode condicionar seu corpo ao longo da vida. Ou seja você pode programar ou desprogramar esse comportamento.

Quanto mais de sua vida, você enviar impulsos “sadios” ( exercício físico, alimentação, redução de estresse, toxidade) para seu DNA, maior vai ser o arranjo molecular adaptativo que aumentará a eficiência dos sistemas fisiológicos energéticos e seus componentes ( fatores inflamatórios, hormônios relacionados a fome e saciedade, enzimas oxidativas, eficiência cardiovascular e neurohumoral e etc).

O porque de existir o efeito iô iô:

É por isso, que uma pessoa que sempre foi obesa/acima do peso, tem maiores dificuldades para emagrecer. Pois os impulsos gerados ao longo da vida e até mesmo durante a gestação (cuidado mamães) podem repercutir negativamente em todas as reações bioquímicas energéticas. Portanto, entenda que uma intervenção de curto prazo pode emagrecer sim. Contudo a manutenção desses efeitos depende do quanto de impulsos “sadios” você gerará diariamente para seu corpo. A ponto de seu DNA “entender” que o comando molecular deve ser transformado para que as reações metabólicas provocadas pela mudança dos hábitos alimentares. Além de prática de exercícios físicos e qualidade de vida (menos estresse, sono reparador, felicidade) consigam “dar” conta do aumento da eficiência dos sistemas advindos do estilo de vida saudável. Que só é possível através de um comportamento diário.

Antes de procurar o método de emagrecimento imediato, pense que o básico, porém feito todo dia, pode ser a garantia de saúde a longo prazo.

 Referência:

PAES, S. T. et al. Childhood obesity: a (re) programming disease?. Journal of developmental origins of health and disease, v. 7, n. 03, p. 231-236, 2016.

Um comentário em “Efeito Iô Iô: Por Que Engordamos Novamente O peso Perdido?

  • junho 26, 2017 em 2:04 pm
    Permalink

    ja sofri bastante com esse problema do efeito io io essa materia e muito boa

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *