5 Técnicas para Diminuir Compulsões Alimentares

A organização mundial da saúde, em 2013, já estava atenta para os perigos das compulsões alimentares. Os estudos nos mostram que os riscos para as pessoas que sofrem deste problema de saúde são semelhantes aos de doenças como a bulimia.

Embora não exista alimento “ruim”, algumas vontades e desejos por determinados alimentos ou excesso de ingestão alimentar podem ser determinantes para a programação de um metabolismo lento e consequentemente pouco eficiente para a queima de gordura.

Mas como fazer para reduzir ou evitar esse tipo de comportamento? Elencamos aqui algumas possíveis técnicas para reduzir esses desejos e alinhar mente e corpo, em prol de um comportamento alimentar equilibrado.

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Voltando ao assunto…

As 5 Técnicas para Diminuir Compulsões Alimentares:
Beber Água

Umas das técnicas mais simples e efetivas para se combater as compulsões alimentares é beber água. Você envia uma mensagem de que seu estômago está cheio e isso alivia sua fome, dando uma sensação de saciedade. Além de estar hidratando o seu corpo paralelamente. Adicionalmente, optar pela gaseificada pode aumentar ainda mais a sensação de estômago “cheio”.

Escovar os Dentes

Desde criança, aprendemos a escovar os dentes após as refeições, ou pelo menos ao fim de um dia. Por conta deste condicionamento constante que desenvolvemos, este ato soa como um gatilho para o cérebro de que a refeição acabou, e não é preciso o consumir mais alimentos.

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Tomar um Café/Chá

Às vezes um café ou chá, é o que você precisa para saciar-se. Além das propriedades sacietógenas do café, ele ainda pode ser aquela mensagem para o cérebro de que a refeição terminou. Sabemos ainda que o café e alguns tipos de chá (verde é um deles) auxilia na mobilização da gordura e aumento da temperatura do corpo (termogênese).

Salada Primeiro

Algumas pessoas sempre iniciam a refeição pela salada. Isto é uma técnica muito válida, pois você aumenta a sua saciedade e acaba comendo mais alimentos de alta riqueza nutricional. É muito provável que você vai acabe comendo menos e se nutrindo mais.

Refeição Parcelada

Esta técnica é muito efetiva quando você vai em um restaurante self-service, mas você deve usar em casa também. Basicamente, você planeja antecipadamente que vai comer duas vezes, então coloca uma quantidade menor de comida no primeiro prato. Para o segundo prato você já estará mais saciado e acabará comendo menos. Ao planejar comer duas vezes você intuitivamente colocará menos comida e as vezes nem precisará ir à segunda vez.

Referência:

Kessler, R. C., Berglund, P. A., Chiu, W. T., Deitz, A. C., Hudson, J. I., Shahly, V. & Bruffaerts, R. (2013). The prevalence and correlates of binge eating disorder in the World Health Organization World Mental Health Surveys. Biological Psychiatry, 73(9), 904-914.

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