Alinhar Corpo e Mente para Emagrecer e Hipertrofiar?

Somos diariamente bombardeados por informações sobre como emagrecer e/ou ganhar massa muscular.

Não entrando no mérito da relevância do conteúdo das informações. Muitos se apropriam da pseudo fama, coaching, celebridade ou detenção de um corpo torneado para emanar mantras. Estes sobre como conquistar o shape dos sonhos (“Quer emagrecer me pergunte como?”).

Um dos principais jargões utilizados é o “mente e corpo”.

Mente e corpo pra lá, corpo e mente pra cá, e por aí vai. Sabe o que mente? O sensacionalismo.

Existe áreas específicas que estudam o comportamento humano e como desenvolver a mudança saudável de hábitos difíceis de se mudar. Isso envolve muita coisa, perfil, cultura, dinheiro, tempo, representação social, psicologia, antropologia e também metabologia.

Antes de continuar o post, gostaria de fazer um convite. A Citius montou um programa completo de emagrecimento. Feito para você que quer emagrecer de forma simples, eficiente e para sempre. Clique na imagem abaixo e confira:

Mas voltando, não vou discorrer sobre os outros. Não que não sejam importantes, muito pelo contrário.

A ideia é exemplificar mais facilmente o porquê que de fato mente e corpo, devem estar “alinhados” para melhorar o metabolismo, e com isso conseguirmos otimizar e sustentar o emagrecimento e o ganho de massa muscular.

Nossos hormônios, um dos principais controladores de como funciona nosso metabolismo, necessita ininterruptamente se ligar com o cérebro (“mente”) e com o resto do corpo (“órgãos”). Se eu estou estressado, cansado, desmotivado, sonolento, triste, nervoso ou preocupado, essas emoções estimulam a liberação de hormônios que impulsos nervosos que ativam o quanto nossos órgãos vão funcionar.

E as emoções “ruins” prejudicam nosso metabolismo porque liberam hormônios que bloqueiam a queima de gordura, absorção de nutrientes (intestino) ou ganho de massa muscular.

Se eu preciso de cafeína para fazer algo, não vou muito ao banheiro, tenho dificuldade de dormir, fico gripado com frequência, ando desmotivado para treinar e etc meu corpo provavelmente irá reduzir a atividade metabólica e consequentemente os objetivos pretendidos.

Isso sim é uma das justificativas de cuidar da mente, para produzir resultados a nível metabólico, como emagrecer e ganhar massa muscular!

Referência

Rodriguez ACI et al. Hypothalamic-pituitary-adrenal axis dysregulation and cortisol activity in obesity: A systematic review. Psychoneuroendocrinology 62 (2015) 301–318

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *