Chocolate Engorda?

O chocolate engorda? A resposta é NÃO! Primeiramente entenda que o ganho de peso, é atribuído a diversas condições, entre as quais quando o consumo elevado de calorias de sua dieta diária é maior que o gastoenergético oriundo dos processos metabólicos responsáveis pela manutenção de suas funções vitais e fornecimento de substrato energético das demandas requeridas pela atividade física. Contudo, outros fatores modulam todo esse processo, tais quais, atividade dos hormônios, capacidade absortiva intestinal, adequação de nutrientes dietéticos, entre outros. 

O chocolate saudável soa como um sonho, não? Na verdade ele é realidade! 
Contudo o não entendimento dos processos metabólicos de seu corpo é que demonizam o chocolate, ou qualquer outro alimento ! Entenda que não existe alimento ruim, ,existe o desequilíbrio nutricional, excessos e inadequações de consumo dietético. Ainda assim, a reputação de chocolate é dúbia! Não mais… 

Nutricionalmente, o chocolate (preferencialmente aquele não composto em sua maioria por açucar) contém entre outros componentes, o cacau. Ele ativa biologicamente substâncias que afetam positivamente sua saúde, como polifenóis, flavonóides, epicatequinas, teobrominas e magnésio. Além de ativarem processos antioxidantes (reduzem o estresse oxidativo de seu corpo) esses agentes possuem capacidade termogênica (auxiliam no emagrecimento), vasodilatadora (aumentam a expressão da síntese de óxido nítrico) e consequentemente repercutem positivamente na saúde cardiovascular!
Ou seja, dentro de uma estratificação nutricional realizada pelo nutricionista, o consumo de chocolate, é capaz de auxiliar diretamente no emagrecimento e também melhorar a função endotelial de seus vasos, a ponto de ser um protetor do coração.

Antes de continuar o post, gostaria de fazer um convite. A Citius montou um programa completo de emagrecimento. Feito para você que quer emagrecer de forma simples, eficiente e para sempre. Clique na imagem abaixo e confira:

Mas voltando ao assunto, quanto mais cacau e menos açúcar maiores serão os benefícios. 

Portanto, dê um showcolate na sua saúde! Cuide-se, mas não seja privado do prazer de se alimentar, é tudo uma questão de equilíbrio e conhecimento. Diga-se de passagem, quanto a esse último, deixe conosco, a Citius sempre tenta passar o melhor conteúdo e orientações em prol de sua saúde!

Referência:

Ellam, S. e Williamson, G. Cocoa and Human Health. Annu. Rev. Nutr. 2013. 33:105–28

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *